terça-feira, 6 de março de 2012

DATA COMBATE A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MARAJÓ



Técnicos dos CRAS e equipe do DATA no Marajó

A Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA) divulgou nesta terça-feira, 6, os resultados das ações da unidade policial realizadas durante a Caravana Pró-Paz Cidadania Presença Viva, no arquipélago do Marajó.

A equipe da Divisão realiza, desde 24 de fevereiro, ações educativas, por meio de palestras e orientações, além de apurações de denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes na região. A ação já passou pelos municípios de Ponta de Pedras e Muaná. A equipe permanece até amanhã, dia 7, na cidade de São Sebastião da Boa Vista, de onde seguirá, junto com a caravana, para Curralinho.

Entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, a DATA reuniu em Muaná com os integrantes da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na cidade, como secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, juiz Célio Petrônio, delegado Thiago José Menezes, Ministério Público, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, entre outros.

O encontro com os articulares da Rede ocorreu no dia 1º de março com as presenças de 50 pessoas, com as presenças ainda de conselheiros tutelares, agentes comunitários de saúde, técnicos do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e professores da rede de ensino municipal. Na Delegacia, os agentes fizeram levantamento da situação de procedimentos sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. No dia 1º, de acordo com a delegada Christiane Lobato, diretora da DATA, houve um atendimento a um caso de denúncia de abuso sexual, cuja vítima foi uma menina de nove anos. O caso foi encaminhado ao CREAS. Em São Sebastião da Boa Vista, no último dia 4, a equipe da DATA fez contatos com os secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, juizado, Promotoria de Justiça, Defensoria Pública, Conselheiros Tutelares, Agentes Comunitários, professores, entre outros, para programar a Reunião de Articulação da Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município realizada no dia 5. O evento contou com as presenças de 150 pessoas. A equipe da DATA visitou a Delegacia local para pegar informações sobre a situação de procedimentos sobre violência sexual contra crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...