segunda-feira, 19 de março de 2012

PROJETO "MALUNGO" CHEGA A MELGAÇO


A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) abriu, nesta segunda-feira, 19, a Semana de Fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no municípío de Melgaço, na Ilha do Marajó. Coordenada pela Assessoria de Políticas Temáticas dos Direitos da Criança e do Adolescente (APDCA) do órgão estadual, a programação acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social até o próximo dia 23 e inclui, além de palestras e exposição de trabalhos de organismos que atuam no enfrentamento a esse tipo de problema, uma caminhada pela paz. A mesma atividade será levada ao município de Curralinho entre os dias 26 e 30 deste mês.

Precursor da ideia, o Projeto Malungo - grupo móvel que visa erradicar a violação dos direitos de crianças e adolescentes do estado – promove dinâmicas de acolhimento e o debate de temas como o “Histórico dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, “A Doutrina da Proteção Integral e Princípios Norteadores do Estatuto da Criança e do Adolescente”, “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Marco Conceitual“ e “Interfaces da Prevenção, Proteção, Atendimento e Defesa da Criança e do Adolescente em situação de violência sexual”.
A iniciativa beneficia a população que vive nesses municípios, mas a mobilização começa com os gestores, que serão sensibilizados para que reconheçam a importância das ações de combate à violação dos direitos das crianças e adolescentes e se tornem parceiros nesta luta. Na sexta-feira, 23, a partir das 8 horas, o Malungo percorrerá as escolas de Melgaço para uma apresentação dos grupos que atuarão nessa frente. Logo em seguida, às 10h, a comunidade se concentrará na praça central da cidade para a realização de uma grande caminhada pela paz e pelo fim das violações de direitos.
Para a coordenadora da APDCA, Leila Silva, a ação resgata a legitimidade da infância e adolescência e prioriza a implementação de políticas públicas preventivas e de envolvimento. Ainda segundo a assessora, a atuação no município contribui também para a mobilização da comunidade e dos movimentos sociais organizados para a ruptura do “muro do silêncio”. “A experiência deste projeto piloto e inovador será um exemplo de intervenção concreta e direta nos municípios da região do Marajó”, explica.
O Projeto Malungo é executado pela Sejudh e tem por principal objetivo, fomentar e articular uma rede intermunicipal de enfrentamento ao problema. Tal articulação visa fazer com que cada parceiro possua seus próprios grupos móveis de assistência, prevenção e repressão à violência sexual contra crianças e adolescentes. “Malungo é uma palavra de origem africana e significa ‘conte comigo’. E é dessa forma que o projeto atua. Somos amigos dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou Leila.
Com as qualificações promovidas pelo Malungo, as ações tendem a continuar com a atuação do Poder Público local. Vale lembrar que o projeto chega também às regiões ribeirinhas conhecidas como “furo” das ilhas. Essas localidades chegam a comportar mais de cinquenta comunidades e ganham reforço quanto à acessibilidade fluvial, com a entrega de uma lancha. A embarcação deverá chegar a Melgaço no domingo (25), fruto de um convênio entre a Sejudh e o governo federal, que também garante recursos para a atuação do Malungo nos municípios de Breves, Curralinho e Portel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...