segunda-feira, 5 de março de 2012

PARTEIRAS DE GURUPÁ RECEBEM CAPACITAÇÃO

Da Agência Pará

Parteiras e profissionais de saúde do município de Gurupá, arquipélago do Marajó, estão recebendo capacitação técnica até quarta-feira, 7. A qualificação faz parte do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, que já iniciou a distribuição de kits parteiras para o Estado. O material foi apresentado ao secretário estadual de Saúde Pública, Helio Franco, em uma reunião com representantes da coordenação estadual de Saúde da Mulher.

A ação está inserida no projeto Parteiras Tradicionais: Inclusão e Melhoria da Qualidade da Assistência ao Parto Domiciliar no Sistema Único de Saúde, desenvolvido pelo Grupo Curumim, uma organização não governamental que trabalha em prol das mulheres do Brasil, principalmente as que vivem nas regiões Norte e Nordeste.

O projeto envolve parteiras tradicionais, indígenas, quilombolas, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais da Estratégia Saúde da Família e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

O Pará conta com a colaboração do Grupo Curumim, que está promovendo, com o apoio do 8° Centro Regional de Saúde, a capacitação e o monitoramento do plano de ação na região. Serão doados 20 kits com 35 itens para as parteiras e treinados 15 profissionais de saúde.

Segundo a coordenação estadual de Saúde da Mulher, o Pará tem 1.064 parteiras cadastradas. O objetivo é garantir a elas uma assistência segura e humanizada, além de fortalecer os serviços para a promoção da saúde e redução da morbi-mortalidade materna e neonatal.

O projeto também visa sensibilizar gestores e profissionais de saúde para que reconheçam as parteiras como parceiras na atenção à saúde da comunidade, além de valorizar, apoiar, qualificar e articular o trabalho destas mulheres junto ao Sistema Único de Saúde.

Um convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e o Ministério da Saúde, continuará as atividades ainda no segundo semestre deste ano, com a distribuição de kits e qualificações auxiliadas por técnicos do Ministério da Saúde. Os Centros Regionais de Saúde de Capanema e Marajó serão os próximos contemplados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...