Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru, apresenta diagnóstico sobre os 16 municípios da mesorregião
Os desafios da educação ribeirinha entram em pauta esta semana no município de Portel. A Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam) e o Colegiado de Desenvolvimento do Território do Marajó (Codetem), com o apoio do Instituto Peabiru, promovem a partir de amanhã, quarta-feira, 28, um encontro com todas as secretarias municipais marajoaras e representantes de organizações da área, para discutir as demandas mais urgentes para melhorar a educação na região. O evento vai até sexta-feira, 30.
Os debates terão como base o diagnóstico da educação nos 16 municípios da mesorregião do Marajó, realizado pelo Programa Viva Marajó, do Instituto Peabiru e Fundo Vale. Segundo o coordenador do programa, Carlos Augusto Ramos, é preciso identificar as causas para o baixo desempenho das escolas do Marajó no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e os desafios da gestão escolar em uma região predominantemente fluvial. “Temos os indicadores, mas é preciso ir além e envolver todos os atores da educação no Marajó na busca de soluções”, afirma Ramos.
Segundo Assunção Cacau Novais, representante do Codetem, há uma grande mobilização para o evento, que envolve autoridades de todos os municípios do Marajó. “Porém, o mais importante é a participação dos marajoaras, estudantes, professores e famílias”, destaca Novais. Para ele, o evento é muito importante porque “é preciso deixar claro o que pensamos e o que queremos na área de educação para o arquipélago”, conclui.
A partir os resultados de três dias de encontro, de 28 a 30 de março, a Amam e o Codetem pretendem construir uma carta aberta, apontando as principais demandas da educação ribeirinha marajoara. A idéia é apresentar o documento para a Casa Civil da Presidência da República, que coordenada as ações do Plano Marajó. O evento terá a participação ainda da Rede de Educação Cidadão (Recidi) e Ministério do Desenvolvimento Social e Meio-Ambiente.
Assessoria de Imprensa:
Suelen Carvalho
Gerente de Comunicação - Instituto Peabiru
Tel 55.91.3222.6000
Cel 55.91.8159.9089
Nenhum comentário:
Postar um comentário