quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PREFEITURAS JÁ PODEM CONTRATAR A CONSTRUÇÃO DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS

Os municípios brasileiros não precisam mais esperar a liberação de convênios a cada ano para a construir creches e pré-escolas municipais, explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta manhã (15/9), durante coletiva após a cerimônia de abertura de nova seleção para unidades de educação infantil. Segundo o ministro, a presidenta Dilma Rousseff liberou os municípios para contratação imediata de todas as unidades previstas até 2014.
“O que a presidenta fez hoje foi um gesto inédito. Liberou imediatamente ao prefeito a possibilidade de contratar. Ele não vai mais ter de esperar 2012, 2013, ou 2014 para fazer o convênio. Os convênios estão automaticamente liberados até aquele patamar, por município, que foi decidido pelos critérios estabelecidos. Quem se mexer, quem correr com os processos de licitação vai poder – até 2014 – ter as creches”, disse o ministro.
Ainda durante a entrevista, o ministro defendeu a ampliação dos dias letivos no Brasil. Segundo ele, estudos internacionais demonstram a necessidade de ampliação da carga horária no Brasil. “Agora ela é baixa. Nós vamos ampliar. Há estudos que mostram que o número de dias é mais importante que o número de horas por dia, embora o número de horas por dia também seja importante”, disse.
“Mas o impacto sobre a aprendizagem é até maior quando nós falamos em números de dias letivos por ano”, completou o ministro.
Haddad revelou que o governo federal está discutindo com secretários estaduais e municipais possibilidades concretas e até físicas para as mudanças. “Precisamos trabalhar com o país real e não com o país imaginário. E isso depende dos estudos que estão sendo feitos para verificar qual é a melhor maneira”, disse. O governo vai avaliar também se dará aos gestores a possibilidade de escolher qual a melhor maneira de ampliar a jornada. “Ampliar a jornada é bom. E se houver mais dias letivos é melhor”, concluiu.

Fonte: Blog do Planalto

2 comentários:

  1. Que bom esta iniciativa do ministro da educação Fernando Haddad, agora os municipios só não fazem algo em favor das crianças se não quiserem.

    ResponderExcluir
  2. Então, vai ai um alerta

    Sempre analisei intensamente os espaços que são destinados à educação. É nítido como algumas instituições possuem espaços inadequados e até em estado extremamente precário. O que dizer da escola, Nossa senhora de Lourdes em São Sebastião da Boa vista? A reclamação de alguns funcionários da citada escola é extremamente preocupante o espaço ali oferecido e inadequado para crianças de educação infantil e ensino fundamental salas totalmente inadequadas, alguns alunos do ensino fundamental ainda reclamam para os professores que infelizmente não podem fazer nada. E as crianças do ensino infantil? É nesta fase que a criança começa a descobrir, e o espaço deve propiciar a esta criança os subsídios necessários ao seu desenvolvimento. Será que o diretor dono da escola tem interesse que seja construído um novo prédio como ele discursa? Sendo que, ele embolsa dois mil reais por mês de aluguel? Esta na hora do Conselho Municipal de Educação mostrar sua cara, fiscalizar, ouvir os alunos, professores, perceber a insalubridade do lugar ou será que providencias só serão tomadas quando a impressa e o ministério público tomarem conhecimento? Prefeito ta na hora de construir com urgência um novo prédio para atender com dignidades os alunos desta escola. Ou será que preferes pagar o aluguel de um lugar inóspito e ser conivente com a situação?

    ResponderExcluir

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...