quinta-feira, 14 de junho de 2018

CACHOEIRA DO ARARI: "LAÇO CURTO" PRENDE DUAS PESSOAS, ALÉM DE ARMAS, MUNIÇÕES E DINHEIRO.

Com o objetivo de investigar a ocorrência de crimes de fraude em licitações, peculato, desvio, associação criminosa e improbidade administrativa, praticados durante a gestão do ex-prefeito Benedito Vasconcelos de Oliveira Filho, conhecido por “Filhão”, o Ministério Público do Estado do Para (MPPA), deflagrou hoje de manhã (13), em conjunto com Polícia Civil, no município de Cachoeira do Arari, na região das ilhas do Marajó, a “Operação Laço Curto”.
 Conforme a investigação realizada, o ex-prefeito e seus associados fraudaram diversas licitações, direcionando os vencimentos dos certames licitatórios realizados no município de Cachoeira do Arari, causando enorme prejuízo ao erário, uma vez que a maioria das obras não foram concluídas. Segundo as investigações, os desvios e desmandos do ex-prefeito foram praticados entre os anos de 20123 e 2016.
De acordo com o que foi apurado, o ex-prefeito nomeava pessoalmente todos os membros da Comissão Permanente de Licitação do município (CPL), dentre pessoas da confiança dele, para concluir os feitos. Inclusive, um dos membros da comissão, Maria da Conceição Vasconcelos Oliveira, era tia de Benedito. Segundo o MPPA, Maria teria contratado a pregoeira Raimunda de Carvalho Pereira para que organizasse todas as licitações promovidas no município de Cachoeira do Arari/PA, para facilitar as fraudes.
Durante o curso das investigações foi possível constatar ainda que, em todos os casos, a liberação dos recursos em favor das empresas vencedoras dependia da assinatura do ex-prefeito “FILHÃO”, e de seu irmão Luís Fernando da Silva Oliveira que, à época, era Secretário de Finanças do município de Cachoeira do Arari.
Ressalte-se que durante o período da gestão do ex-prefeito, a evolução patrimonial dele próprio e do seu irmão Luís Fernando da Silva Oliveira foi notória e incompatível com as suas remunerações na prefeitura de Cachoeira do Arari, considerando ainda o exercício de outras atividades empresariais lícitas”, diz o promotor do município, André Cavalcanti de Oliveira.
Na operação foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência do ex-prefeito “Filhão”, e na fazenda “Laço Grande”, de propriedade do irmão dele, Luís Fernando da Silva Oliveira, tendo sido encontrados documentos públicos da Prefeitura de Cachoeira do Arari, bem como armas de fogo, munições, dinheiro e jóias. Foram realizadas ainda, busca e apreensão na residência da pregoeira Raimunda de Carvalho Pereira, onde foram encontrados documentos da prefeitura de Santo Antônio do Tauá, além de notebooks e aparelhos celulares.
Também foram cumpridos mandados de prisão preventiva contra o ex-prefeito “Filhão” e seu irmão, Luís Fernando da Silva Oliveira, sendo presos ainda em flagrante delito, pela pratica do crime de posse ilegal de armas, os nacionais Ailton da Silva Fagundes e Elias Figueiredo Araújo, funcionários da fazenda “Laço Grande”.
A Operação foi coordenada pelos Delegados de Polícia Civil Kleyson Souza de Azevedo e David Bahury Mesquita da Silva, em conjunto com o Promotor de Justiça Titular de Cachoeira do Arari, André Cavalcanti de Oliveira, e contou com a participação ativa de servidores da Polícia Civil e do Ministério Público do Pará.

Fonte: MPPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...