terça-feira, 19 de junho de 2018

PARÁ: NAVIO-HOSPITAL "ABARÉ" RETOMA ATENDIMENTO AS COMUNIDADES RIBEIRINHAS


Após quase um ano sem fazer viagens, o navio-hospital Abaré está nas águas novamente, na região do rio Arapiuns, com uma equipe de saúde para prestar atendimentos diversos às comunidades ribeirinhas, a partir de Vila Franca. O barco saiu de Santarém nesta segunda-feira (18) e por dez dias leva os serviços de saúde aos ribeirinhos, com uma equipe multiprofissional da Secretária Municipal de Saúde.
O Ministério Público de Santarém, por meio da promotora de justiça da Saúde, Lilian Braga, e o Conselho Municipal de Saúde, atuaram para garantir o retorno dos atendimentos do navio, que pertence à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) desde agosto de 2017, e por meio de parceria com o município, já está com cronograma fechado até outubro para cinco viagens em 47 comunidades de Santarém, Belterra e Aveiro.
Na manhã desta terça-feira (19), representantes do Conselho Municipal de Saúde, secretaria Municipal de Saúde e Ufopa, reuniram com o MPPA para apresentar o cronograma das viagens e o detalhamento dos serviços e profissionais credenciados. Estão programadas para esta semana reuniões com representantes de Aveiro e Belterra, para também tratar dos serviços, pois cada município tem uma estratégia específica em saúde.
“Estou muito feliz hoje, de saber que ontem o Abaré já voltou para as águas e que a população ribeirinha de Santarém, Belterra e Aveiro começam a ter novamente o atendimento. Nosso maior objetivo é que essa unidade de saúde fluvial pudesse estar a serviço da população. Foi um processo longo de luta das comunidades, dos trabalhadores, dos ribeirinhos para isso. Após um período de estagnação é com muita alegria que vemos o Abaré retornar às suas atividades”, comemora Lílian Braga.
A primeira viagem do Abaré inicia na Vila Franca, no rio Arapiuns, com uma equipe de médicos, enfermeiros e profissionais da atenção básica, que farão atendimentos como pré-natal, vacinas, pediatria, odontologia e outros. Por meio de Termo de Cooperação Mútua assinado entre a Ufopa e a prefeitura de Santarém, o atendimento é realizado por equipes do município, que recebe recursos diretos do Ministério da Saúde para custear os serviços.
A Ufopa é responsável peça manutenção e guarda do Abaré, e nos meses em que não houver viagens, poderá utilizá-lo como navio-escola. Alunos e professores da Ufopa podem acompanhar as equipes da Semsa durante as viagens para ensino, pesquisa e extensão. “A Ufopa tem uma cessão de uso do navio, que ocupa o Abaré por um período do ano para as missões, e no restante dos meses será usado como navio-escola”, informa o pró-reitor de pesquisa Domingos Diniz.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gracivane Moura, ressalta a vitória dos usuários que voltarão a ter os serviços. “Depois de tantas reuniões e discussões conseguimos chegar a um denominador comum, e de interesse dos usuários do Sistema Único de Saúde para que o Abaré reiniciasse suas atividades e até o mês de outubro estamos com o cronograma fechado”, declara.

Lila Bemerguy, de Santarém
Fonte: MPPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...