segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

EMATER PARTICIPARÁ DO PROPAZ NO MARAJÓ

Empresa vai oferecer assessoria aos trabalhadores rurais durante o Pro Paz

A partir do próximo dia 25, até 12 de maio, durante mais uma edição Pro Paz Cidadania Presença Viva, mutirão governamental de prestação de serviços, desta vez a bordo de um grande barco multiinstitucional que percorrerá o Arquipélago do Marajó, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) promoverá ações de educação ambiental e de orientação técnica no cultivo de hortas agroecológicas e aproveitamento de alimentos.

Estão previstos 360 mil atendimentos em 17 municípios: Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Oeiras do Pará, Bagre, Breves, Melgaço, Portel, Anajás, Gurupá, Afuá, Chaves, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari.

Os escritórios locais já estão mobilizando as comunidades para participar das palestras e exibição de vídeos didáticos sobre instalação e manutenção de espaços com o plantio de hortaliças, que, sem carecer de alta tecnologia ou trabalho exaustivo, podem compor salutarmente as refeições das próprias famílias e ainda gerar renda extra, sendo comercializadas. A Emater também oferecerá às comunidades a degustação de quitutes resultantes de algumas técnicas de aproveitamento de alimentos regionais (principalmente peixes, frutas e mandioca), como brigadeiro de açaí, demonstrando modos de a riqueza cultural do Marajó gerar uma gastronomia supernutritiva, acessível e barata.

Mais de 80% das populações desses municípios são considerados "agricultores familiares". As famílias vivem da pesca artesanal, do extrativismo de açaí e de cultivos de subsistência. "Existe um isolamento geográfico natural na região. No cotidiano do extensionismo, às vezes nossos profissionais chegam a viajar até mais de 10 horas para visitar a comunidade", diz a supervisora regional da emater das ilhas, a engenheira agrônoma Maria Josefa Nascimento.

Fonte: ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...