domingo, 26 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA: ZALVA SENA

Zalva Nahum Sena é professora e agitadora cultural em São Sebastião da Boa Vista. Nesta entrevista ela nos conta um pouco de sua história e sua visão sobre o turismo e cultura em seu município.


Blog- Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional e familiar:
Zalva: Meu nome completo é Mirozalva Nahum de Sena. Estou com 47 anos de idade e sou divorciada. Tenho seis filhos do primeiro casamento e um da nova relação que assumi com o Professor Benedito Freitas em outubro de 1999, com quem convivo até a presente data, e do qual tenho recebido todo apoio necessário às atitudes pessoais, familiares e profissionais as quais tenho tomado Tenho o 2º grau completo na área de Administração de Empresas, mas sou funcionária pública da Secretaria de Estado de Educação. Trabalhei durante vários anos como professora na Educação Infantil e, por razões de saúde fui readaptada de função. Atualmente trabalho como auxiliar de Secretaria na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "JOÃO XXIII", que é a escola sede estadual no município de São Sebastião da Boa Vista.

Blog- Conte-nos sobre a fundação do Bloco:
Zalva: O Bloco Carnavalesco Tô na Onda, tem origem em uma brincadeira de crianças durante o carnaval de 2004. Até aquele ano, não havia a preocupação, por parte do Poder Público, com a organização de um carnaval de rua, no município. Tudo o que havia era um grupo de pessoas da cidade que saia às ruas, na terça-feira de carnaval: os homens vestidos de mulheres e as mulheres vestidas de homem - era o chamado "bloco dos sujos". No ano citado, quando meu filho Samir estava com um ano de idade, tomei a iniciativa de convidar as mães de crianças pequenas, da Rua Tabelião Valentim, onde residimos, para que fizéssemos fantasias aos nossos filhos e assim pudessem brincar um carnaval de crianças. Convidamos a bandinha de música do Senhor Raimundo Barbosa (conhecido pelos amigos como "Cuchelo"), para fazer a animação às crianças. Assim, reunimos noventa crianças formando o bloco "Tô na Onda Kids" que, animados pela "Bandinha do Cuchelo" e acompanhamos dos respectivos responsáveis, brincamos com as mesmas durante um certo tempo, quando surgiu a idéia de caminharmos até a praça principal da cidade. A animação da bandinha e as diferentes fantasias das crianças, foi atraindo a atenção de adultos e crianças das outras ruas que também se juntaram ao grupo (mesmo sem ter fantasias), chegando à praça com aproximadamente cento e cinquenta pessoas. A partir daí surgiu a idéia de se formar um bloco adulto. Em 2005, formaram-se os blocos "Tô na Onda Kids" (com aproximadamente 150 crianças) - que se apresentou no domingo de carnaval - e o "Tô na Onda adulto" (com 300 adultos) - que se apresentou na terça-feira.
Nos anos seguintes, o bloco foi aumentando sempre no número de brincantes, diversificando o tipo de abadá, trazendo sempre uma novidade para o corredor da folia e ganhando popularidade, sendo considerado atualmente o maior e mais animado bloco de carnaval do município de São Sebastião da Boa Vista.
Em 2012, o bloco trouxe ao corredor da folia cerca de 1300 brincantes animados pelo internacional "Dj Japa", convidado especialmente para animar o carnaval do bloco. Vale lembrar que ficaram muitos brincantes sem abadás este ano de 2012, devido a quantidade adquirida não ter sido suficiente ao número de brincantes que optaram em participar do mesmo.

Blog- Como você vê a gestão cultural em São Sebastião da Boa Vista?
Zalva: O Bloco "Tô na Onda" sempre recebeu apoio financeiro do Poder Público (embora sendo apenas um valor insignificante em relação às despesas gerais do bloco), através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. No entanto, sua sobrevivência e participação no carnaval, desde sua criação, deve-se ao trabalho incansável de sua Coordenação que, usando de recursos financeiros próprios e o apoio de diferentes patrocinadores, conseguem manter a tradição do mesmo.
Quanto a gestão cultural do poder público, a Secretaria Municipal de Cultura tem se esforçado em fazer um carnaval dentro de suas possibilidades financeiras, organizando um corredor próprio às apresentações dos diferentes blocos existentes e valorizando as bandas locais para animação do carnaval. Embora, em nossa modesta opinião, isto seja muito pouco para tornar o carnaval boavistense conhecido no cenário paraense.

Blog- Quais as alternativas para uma melhor gestão cultural no município?
Zalva: Acredito que está faltando, da parte da Secretaria Municipal de Cultura, maior dedicação em buscar o apoio necessário junto aos órgãos estaduais que apoiam eventos culturais, junto as grandes empresas que oferecem condições financeiras e logísticas às Instituições legais e junto a classe empresarial local. Creio que a busca, com antecedência, destas alternativas, oferecendo uma contrapartida de divulgação e publicidade das mesmas, no município, poderia geral recursos financeiros e materiais a que a Secretaria de Cultura pudesse gerenciar e organizar melhor o carnaval no município e assim trazer turismo ao mesmo, além de ter condições de oferecer melhores alternativas a que os blocos possam se organizar de forma a promover um carnaval a altura dos grandes centros,

Blog- Sem apelo turístico, São Sebastião da Boa Vista raramente é contemplada com ações na área, pelas três esferas da Federação. Na sua opinião, o que formentaria o turismo no município:
Zalva: Creio que a divulgação dos diferentes eventos culturais do município, nas mídias do Estado. Isto tornaria o município conhecido no cenário estadual e nacional. Acredito também que a utilização da tecnologia da internet para divulgar os eventos tornaria o município conhecido internacionalmente, principalmente se forem divulgadas fotos dos locais e dos recursos disponíveis para chegar aos mesmos, em que o turismo pode ser explorado. A realização e divulgação de eventos durante as férias escolares também ajudaria bastante.

Blog- Com o início do primeiro mandato do governo Petista em São Sebastião da Boa Vista, se resgatou as edições do Festival do Açaí mesmo com o modelo ultrapassado e alto custo de produção (em torno de R$ 250.000). É viável mantê-lo nestes moldes?
Zalva: Quanto ao assunto não tenho informações suficientes para responder com segurança, pois desconheço o valor total das despesas com os festivais. O que sei é que atraem muitas pessoas ao município e isto gera renda aos pequenos vendedores. Visto por este lado, é positivo e deve ser mantido.

Blog- Quais os seus projetos para os próximos anos, no bloco?
Zalva: É muito recente o carnaval de 2012 e, ainda não reuni a Coordenação do bloco para avaliar a participação do mesmo. No entanto, tive a preocupação em registrar alguns tópicos que não foram positivos e necessitam ser revistos para os próximos carnavais, assim como aqueles ítens onde a Coordenação recebeu elogios, que devem ser mantidos e, se possível, melhorados. No entanto, alguns projetos devem se tornar realidade, a partir deste ano, tais como: a transformação do bloco em Entidade Jurídica, com registro e CNPJ, para que possa buscar o apoio financeiro e logístico de Empresas e Instituições fora do município; a aquisição de maior número de abadás para que possa atender a todos os brincantes, em 2013 e a construção de uma sede própria, onde o bloco possa fazer seus ensaios, sua concentração e promover eventos festivos e culturais durante o ano.

Blog- A criação de uma Liga, independentemente, para poder gerir o carnaval não seria uma boa alternativa para a captação de recursos aos blocos?
Zalva: Eu não usaria o verbo "seria", afirmo que "é" o caminho certo. Resolveria o problema de todos os blocos e, com certeza, colocaria o município no rol do turismo nacional. No entanto, esbarra numa dificuldade ainda existente no município: a união dos blocos em prol de um benefício comum a todos e o apoio da Instituição que tem respaldo político para isso - a Secretaria de Cultura.

Blog- Deixe uma saudação para o povo marajoara e para o povo boavistense:
Zalva: Como cidadã boavistense e marajoara, sempre acreditei no potencial deste povo sofrido e lutador, portanto:
"Queridos boavistenses: DIFICULDADES EXISTEM E SEMPRE EXISTIRÃO, MAS É COM A FORÇA DE VONTADE E A UNIÃO DE TODOS QUE VENCEREMOS TODAS ELAS. O BLOCO TÔ NA ONDA COMEÇOU PEQUENO, APENAS COMO UMA BRINCADEIRA DE CRIANÇA. HOJE É O MAIOR E O MELHOR DO MUNICÍPIO. ISTO PROVA QUE COM LUTA E UNIÃO É POSSÍVEL DE SE CONSTRUIR UM SONHO E FAZER DESTE, UMA REALIDADE QUE AGRADA E DIVERTE A MUITOS.

Um abraço carinhoso da Professora Mirozalva Sena e do Bloco Tô na Onda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...