Extraído do blog do Walrimar Santos
O gado roubado ainda se encontrava na região onde foram realizadas rondas ostensivas, durante o período de seis dias, com a utilização de rabetas, cavalos e motos para as incursões militares durante o dia e, principalmente, durante a noite, período em que foram recuperadas 80 cabeças de búfalos e dois cavalos da raça marajoara, que se encontravam com marcas e sinais adulterados. Foram apreendidas também duas espingardas, um revólver calibre 32 e uma garrucha calibre 22, que foi encontrada em posse de Bernaudo Pardauil Pamplona, mais conhecido como Fariseu, que, segundo informações dos grandes fazendeiros, seria o responsável pela maioria dos furtos de gado que ocorre na região dos campos do Marajó.
Este tipo de crime é o mais praticado na região do Marajó, conforme levantamento feito pelas autoridades policiais, com o apoio do Ministério Público. Por este motivo, as investigações que conduzem aos grupos responsáveis pelas ocorrências têm tomado uma atenção especial das equipes de policiais civis e militares. As apreensões e prisões realizadas pela Polícia Militar receberam uma participação efetiva de populares no fornecimento de informações dos acusados e da carga roubada. Essas pessoas preferem ser mantidas no anonimato por questões de segurança. Além desta colaboração, a decisão da guarnição policial foi determinante, devido à dificuldade da região de campos e alagados, que requer destreza e habilidade dos policiais militares. A operação foi coordenada pelo tenente-coronel Zildomar Sarubby do Nascimento, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, e comandada pelo 2º tenente PM Brasil, e contou ainda com os sargentos PM Edival e André, cabo PM Ribeiro e soldado PM Nogueira.
* Fonte: Jornal Diário do Pará, Edição de 05 de Fevereiro de 2012
* Fonte original: Blog do Dário Pedrosa: http://dariopedrosa.com/?p=7475
Esse texto é nosso Flavio. Produzido para o Diário do Pará e publicado no meu blog no dia 03 de fevereiro, sexta feira. Dê uma olhadinha. Agradeço.
ResponderExcluirAss. Dário Pedrosa - Salvaterra
Bom dia, Dário
ExcluirCitei a fonte do Diário do Pará pois extrai na integra do blog do Walrimar.. Mas, vou corrigir... Abraço e volte sempre !