terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PRESIDENTE DA COLÔNIA DE PESCADORES DE AFUÁ É PRESO EM FLAGRANTE

cEstá preso no município de Afuá, no arquipélago do Marajó, Manoel Alves Pereira (foto), presidente da Colônia de Pescadores de Afuá. Ele é acusado do cometimento dos crimes de violação de domicílio qualificada, injúria e ameaça de morte, com base na Lei Maria da Penha. A vítima foi a amante dele, Ordalita Araújo Pereira. Em depoimento, Manoel afirmou que mantinha relacionamento amoroso com a mulher há cerca de um ano e sete meses paralelo ao seu casamento de vários anos. Manoel passava o dia com a amante e à noite dormia com a esposa, caracterizando assim relação doméstica familiar exigida pela Lei Maria da Penha. No último final de semana, ele ingeriu bebidas alcoólicas durante o dia. À noite, ao invés de ir para a casa da esposa, como de costume, ele resolveu ir para a casa da amante.

Como a porta estava fechada, ele invadiu o imóvel e passou a fazer ameaças de morte à mulher. Depois, passou a xingá-la e tentou agredi-la fisicamente, o que não ocorreu porque a mulher conseguiu fugir e procurar socorro. A vítima comunicou a Polícia Militar que efetuou a prisão em flagrante do acusado. Ordalita Pereira representou contra Manoel por crimes de violência de gênero no ambiente doméstico familiar de acordo com a Lei Maria da Penha. O delegado Edgar Henrique Monteiro, titular da Polícia Civil em Afuá, lavrou o auto de prisão em flagrante delito contra o acusado. O processo foi encaminhado à Comarca Judiciária do município. A prisão de Manoel se deu após cerca de vinte dias da prisão de Andréia do Socorro Barbosa Costa, tesoureira da Colônia de Pescadores de Afuá. Ela foi alvo de denúncia de uma pescadora associada acusada do cometimento dos crimes de falsidade ideológica, estelionato e usurpação de função pública.

11 comentários:

  1. PRECISAMOS DE UM DELEGADO IGUAL O DR.EDGAR MONTEIRO EM NOSSO MUNICIPIO EM MARABA,POIS A VIOLENCIA E MUITO GRANDE

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde a todos quero parabeniza o delegado EDGAR HENRIQUE DA CUNHA MONTEIRO pelo trabalho que desenvolveu em afua durante esta no comando da delegacia de afua so afuaense tenho 22 anos morando em afua tenho filhos e netos aqui e so grata por tudo que ele fez em nosso muinicipio e lamento por ele te saindo p outro Município o povo de afua agradece de coração o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. A banalização da violência urbana e os crescentes índices de criminalidade amedrontam cada vez mais a populaçã. Não se vive hoje sem o medo constante da agressão física ou moral; não se consegue mais estabelecer um sentimento de segurança plena.
    O quadro se agrava com a constatação da incapacidade da polícia em controlar ou diminuir essa onda de violência utilizando-se do sistema tradicional de Segurança Pública. Isso porque a ação isolada das diversas forças policiais e o policiamento repressivo, feito exclusivamente por homens fardados, caracterizado pelo excesso de burocracia e pela má formação dos oficiais, já não são suficientes.
    Gostaria de relatar que o delegado que esta em chaves DELEGADO EDGAR H.C.MONTEIRO e uma raridade entres esses oficias, pois sabemos que desenvolver seu trabalho na plena responsabilidade.
    Nessa busca pela construção de uma nova consciência é que se pretende dar ênfase à responsabilidade da sociedade pela segurança pública, prevista no art. 144 da Constituição Federal. Para tanto, revelam-se primordiais os programas de policiamento comunitário, que estreitam as relações entre a polícia e a comunidade e incentivam uma política de segurança preventiva.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei sabendo do omicidio que aconteceu no municipio de chaves, e sei que os culpados estão preso, o Delegado fez seu trabalho com compromisso e isso e muito bom e mais uma vez vejo que o Delegado EDGAR H.C.MONTEIRO e um dos poucos delegados que buscam resposta pelos acontecimentos que ocorre em sua comarca .
    Com isso vejo que a segurança pública enquanto atividade desenvolvida pelo Estado é Municipio e responsável por empreender ações de repressão e oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam conviver, trabalhar, produzir e se divertir, protegendo-os dos riscos a que estão expo
    Numa sociedade em que se exerce democracia plena, a segurança pública garante a proteção dos direitos individuais e assegura o pleno exercício da cidadania. Neste sentido, a segurança não se contrapõe à liberdade e é condição para o seu exercício, fazendo parte de uma das inúmeras e complexas vias por onde trafega a qualidade de vida dos cidadãos.
    As forças de segurança buscam aprimorar-se a cada dia e atingir níveis que alcancem a expectativa da sociedade como um todo, imbuídos pelo respeito e à defesa dos direitos fundamentais do cidadão e, sob esta óptica, compete ao Estado garantir a segurança de pessoas , a defesa dos interesses nacionais, o respeito pelas leis e a manutenção da paz e ordem pública.
    Paralelo às garantias que competem ao Estado, o conceito de segurança pública é amplo, não se limitando à política do combate à criminalidade e nem se restringindo à atividade policial.
    As instituições responsáveis por essa atividade atuam no sentido de inibir, neutralizar ou reprimir a prática de atos socialmente reprováveis, assegurando a proteção coletiva e, por extensão, dos bens e serviços.O Delegado EDGAR HENRIQUE C.MONTEIRO fez execendo a sua função com responsabilidade e mostrou pra comunidade chaviense que tem segurança no municipio e assim sendo um otimo POLICIAL CIVIL .

    ResponderExcluir
  5. Delegado EDGAR H. C. MONTEIRO mora em nossa cidade, e sempre participa dos encontros da nossa IGREJA, e ele sempre falar dar orientação para a população sobre a bebida e as drogas, com isso nos jovem gostamos dele em nossa cidade, ficamos a vontade pra denúncia e tira duvidas com ele e isso e muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Quero primeiramente dizer que lugar de assassino e na cadeia, não em casa ate porque faz com que os meus filhos, vizinhos e conhecidos achem que se matarem vão fica soltou e ainda falando que chaves não tem lei e uma VEGONHA JUIZ DE AFUA que soltou esses BAMDIDOS que mataram e estão solto como se não tivessem feito nada.O gostei da atitude do DELEGADO MANDOU FECHA TODOS OS BARES QUE NÃO TINHA CONDIÇÕES DE VENDE BEBIDA AOCOLICA NO MORRO foi um santo remédio p acaba com as brigas,esse DELEGADO EDIGA E DOS MEUS COM ELE E TUDO NA LEI.

    ResponderExcluir
  7. O delegado EDGAR HENRIQUE C.MONTEIRO ,fez seu trabalho colocando os culpados atrás da grades mais infelizmente quem da a palavra final e o juiz esse sim tem avalia seus conceitos e verifica se realmente sua decisão. .sabemos que o juiz que soltou esse criminoso não mora no município de chaves mora em afua ate por que o juiz de chaves esta de férias ele jamais teria coragem de deixa um criminosos impune isso revolta o povo de chaves. O Sr. LEONEL e um juiz que sempre trabalhou pra mante a paz e o controle em chaves,o trabalho que ele faz junto com o DELEGADO e muito importante pro município, com o trabalho do DELEGADO EDGAR H.C.MONTEIRO o município so tem a ganha .

    ResponderExcluir
  8. Sabemos que a lei hoje esta cada dia mais complicada e assim estamos no lado de criminosos q ficam solto como um advogado sempre falar que a aplicação da pena, passa a ser um procedimento burocrático, procurando corrigir e reeducar.mais como vamos corrigir o educar um criminoso solto sei delegado que não e culpa sua ate porque não e senhor q julgar e sim o juiz que por sinal foi o juiz de afua que soltou os bandidos.mas faça algo que possa reverter a situação pois estamos com medo de que as pessoas percam o medo e comece a matar e assim quem sofre somos nós que moramos em chaves; sei q o senhor e um homem que entender de lei e faz tudo pra manter a segurança em nosso município por favor faça alguma coisa.

    ResponderExcluir
  9. E revoltante ver um assasino fora da cadeia eu falei com a advogado e ele me falou que a a policia milita fez o trabalho deles e o DELEGADO EDGAR H.C.MONTEIRO fez o possível pra justiça fosse feita mais infelimenete o juiz de afua acha que aqui e igual La que bandido fica impuni e isso não faz parte de nossa cidade estou reamente revoltado com essa falta de lei

    ResponderExcluir
  10. Difundiu-se entre nós a ideia de que a violência é um fenômeno quase natural, o que é um erro. Ela é um fenômeno determinado por fatores específicos que podem ser removidos, em nosso município onde a um crime de ano a ano e revoltante ver um criminoso solto,o juiz que decidiu dar a liberdade a estes homem deixou muitos pais de famílias traçados em sua casas.E isso nunca aconteceu em nossa cidade um criminoso e pego em fragrante confessa o crime e solto isso e revoltante desculpa delegado EDGAR H.C.MONTEIRO sei que o senhor e um homem de respeito e tem compromisso com sua profissão e isso nos deixa muito satisfeito com sua postura e com seu trabalho em nosso município,e todos nos sabemos que fez o seu trabalho bem feito junto com a POLICIA MILITA.Pena que o JUIZ não fez o dele,e assim soltou mais um criminoso,que ronda a nossa pequena cidade de chaves

    ResponderExcluir
  11. Há uma grande deficiência nas chamadas Políticas de Segurança aplicadas em nosso sistema e convém neste ponto, realçar que em todo o país a manutenção da segurança interna, deixou de ser uma atividade monopolizada pelo Estado.
    Atualmente as funções de prevenção do crime, policiamento ostensivo e ressocialização dos condenados estão divididas entre o Estado, a sociedade e a iniciativa privada.
    Diversos acontecimentos têm-nos provado que é impossível pensar num quadro de estabilidade com relação à segurança pública de tal maneira que se protegesse por completo dos efeitos da criminalidade em sentido amplo.
    Porém, isso não significa que o Estado tenha de lavar as mãos e conformar-se com o quadro, devendo, portanto, tomar medidas sérias e rígidas de combate à criminalidade e à preservação da segurança nacional, adotando novas soluções tanto no quadro jurídico e institucional como no operacional que estejam à altura da sofisticação da criminalidade.
    Sendo que todos envolvidos tem a sua responsabilidades, Dr Edigar Henrique Monteiro fez o seu com a prevenção contra a criminalidades,com um foco perfeito que foi fechando os bares no bairro Morro em chaves e essa visão que todos que trabalhar na segurança PUBLICA tem que ver e fazer, pois o fato e esse todos sabem mais nada fazem, PARABENS DELEGADO pela sua colaboração pra melhora cada dia mais o nosso estado.
    Não se pode sustentar em políticas de combate à criminalidade deficitária e que não atingem o bem comum, em procedimentos lentos e sem eficácia, pois não configuram respeito aos direitos fundamentais tem que reagi diante das deficiencias.

    ResponderExcluir

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...