Muito se falou sobre o débito social e econômico do Estado para com o nosso Município. O posicionamento do Senhor Colares foi enfático sobre a importância do estuário ambiental de Portel para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento da região e do Estado e falou-se ainda, da gestão de floresta afim de que fosse concentrada nas mãos dos povos tradicionais através da criação de reservas ou outro mecanismo de regularização fundiária e que pudesse haver consenso de exploração através de parceria produtor rural/empresa de preferência às empresas sediadas em nosso município gerando com isto divisas, emprego e desenvolvimento para Portel.
Os trabalhos cartográficos e os dados obtidos pelo cadastramento dos ribeirinhos feitos pela Secretaria de Desenvolvimento fora de grande valia para mostrar o cenário fundiário e ajudar na tomada de decisão e na repartição de glebas (Peaex) para o Município.
SERÃO CRIADAS TRÊS PEAEXES (PROGRAMA DE ASSENTAMENTO AGROESTRATIVISTA) ALTO CAMARAPÍ, ACANTATÁ, ACUTIPEREIRA E ORDENAMENTO DA GLEBA JOANA PERES II NO TOTAL DE 600 MIL HECTARES SOMANDO SE A ISTO UM ENVOLVIMENTO DE 3000 FAMÍLIAS DA ZONA RURAL QUE SERÃO BENEFICIADAS COM ONDENAmENTO DE SUAS TERRAS E RIQUESAS FLORESTAIS.
Toda a articulação envolvida no desdobramento para tal acontecimento fora feito pela Secretaria de desenvolvimento na pessoa do secretario João Wakimoto e do STTR-Portel através do Sr. Cametá.
Amanhã (14), na sede do IDEFLOR, acontecerá mais uma rodada de trabalho para conclusão do Decreto Estadual de criação das reservas PARA PORTEL QUE SERÁ ASSINADA PELO GOVERNADOR SIMÃO JATENE.
Amanhã (14), na sede do IDEFLOR, acontecerá mais uma rodada de trabalho para conclusão do Decreto Estadual de criação das reservas PARA PORTEL QUE SERÁ ASSINADA PELO GOVERNADOR SIMÃO JATENE.
De: Roberto Da Costa Pereira (Facebook)
Parabéns ao Secretário da SEDE Sr. João Correa Wakimoto!!!
ResponderExcluirParabéns ao Secretário da SEDE Sr. João Correa Wakimoto!!!
ResponderExcluirainda falta informaçao. pois nao sao so 3 glebas e mais o ordenamento da gleba joana peres II mais sim, sao 4 glebas com mais e joana peres II e o total de de ha é de 500 mil
ResponderExcluircaro anônimo 20:16
ExcluirJá fizemos postagem mais recente sobre o assunto. Abraço e volte sempre http://marajonoticias.blogspot.com.br/2012/11/regularizacao-fundiaria-em-portel.html
é bom esclarecer que o pedido de regularização fundiaria em Portel e em todo o brasil é uma politica que por lei todos tem o direito mais nem todos tem acesso. Devido ha uma luta muito intensa e extensa por inumeros comunitarios junto aos órgãos de governo e o governo estadual com uma divida muito grande com portel, reconheceu e pessoas direitas e conhecedoras dos direitos tiveram ouvidos para ouvir o clamos da população de Portel para conceder o direito de posse a todas as familias que estao dentro das glebas que estao dentro do decreto de reserva. Por isso, parabens a todos os que lutaram, pediram e persistiram e ainda insistem com anseio de concretização de regularização de fato e de direito. E, digo mais. nao daremos honra ha um ou dois e sim a quem merece
ResponderExcluir