quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PRO PAZ FARÁ 320 MIL ATENDIMENTOS NO MARAJÓ

Pela primeira vez, uma ação de cidadania vai passar por todos os municípios do Marajó. Através dos projetos Pro Paz Cidadania Presença Viva, a população de 16 municípios da região e de Oeiras do Pará, vai ter acesso a serviços nas mais diversas áreas, desde emissão de documentos a atendimentos na área da saúde, além de entretenimento. Serão 320 mil atendimentos durante a programação, que será realizada durante quase três meses de trabalho. Cada comunidade terá acesso a mais de 50 serviços, entre eles emissão de documentos, assistência jurídica, atendimento e exames médicos em diversas especialidades, consultas odontológicos, além de atividades voltadas à área da cultura e educação.

Os programas de promoção e proteção social do Governo do Estado, embarcam para a região na madrugada desta sexta-feira, 24, um grupo de quase 200 servidores vão passar 73 dias no Marajó. Para realizar o trabalho, uma mega estrutura precisou ser montada. Um barco e uma balsa com gerador irão transportar servidores, materiais e nove unidades móveis de saúde, sendo duas carretas e sete ônibus, equipados com aparelhos de alta tecnologia, consultórios e até uma fábrica de óculos.

A ação terá capacidade para realizar mais de 20 mil atendimentos por município. O objetivo é garantir o acesso da população mais carente a serviços de atenção às necessidades básicas do cidadão, realizando ações de mobilização junto aos municípios para o fortalecimento da cidadania.

A coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, ressalta a importância dessa ação na região. ”A região foi escolhida por apresentar indicadores que merecem uma atenção especial, tais como o seu índice de desenvolvimento humano até seu PIB per capta. Para termos ideia, o PIB da região do Carajás, que é o maior do Estado é de 19.280, enquanto que a do Marajó, que é o menor, é de somente 2.923 per capita. Esse dado inevitavelmente tem como consequência situações de extrema pobreza, daí a necessidade do Estado se fazer presente no intuito de minimizar problemas na garantia de direitos e melhora na qualidade de vida”.

Outro problema no Marajó é o Índice de desenvolvimento Humano (IDH) da região, que é um dos mais baixos do Estado (0,63). Do total de sua população que é de 482.285 habitantes, 180.048 estão em situação de extrema pobreza, ou seja, quase 34% da população.

Certidão

O Programa também tem como meta combater o subregistro no Marajó. De acordo com o Censo de 2010, divulgado pelo IBGE, das 132.367 crianças de 0 a 10 anos, 12.027 não têm registro de nascimento. Essa estatística representa pouco mais de 10% das crianças da região e é como se elas não existissem. “Essas crianças precisam ser registradas para que tenham seus direitos garantidos, como ter acesso aos programas sociais, nas áreas da educação, saúde, entre outros. E assim ter a garantia de um futuro melhor”, disse Jorge Bittencourt, coordenador do Pro Paz Cidadania.

O Pro Paz Integrado também vai fazer uma trabalho intensivo na região, voltado para o atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual, através de campanha e ações nas delegacias, conselhos tutelares, CRAS, Creas, hospitais e áreas jurídicas. “Nosso foco é monitorar, avaliar e padronizar os serviços oferecidos na região, assim reduzimos a impunidade e combatemos a violência”, disse Eugênia Fonseca, coordenadora do Projeto. A ação passará em média três dias em cada munícipio. A rota começa por Ponta de Pedras e vai até Salvaterra.

Agenda do Pro Paz Cidanida:

Ponta de Pedras: 25 a 27/02
Muaná: 29/02 a 2/03
São Sebastião da Boa Vista: 4 a 6/03
Curralinho: 8 a 10/03
Oeiras do Pará: 12 a 14/03
Bagre: 16 a 18/03
Breves: 20 a 23/03
Melgaço: 25 a 27/03
Portel: 29 a 31/03
Anajás: 2 a 4/04
Gurupá: 6 a 8/04
Afuá: 10 a 12/04
Chaves: 14 a 16 /04
Santa Cruz do Arari: 28 a 30/04
Cachoeira do Arari: 2 a 4/05
Soure: 6 a 8/05
Salvaterra: 10 a 12/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTEL: PSD SE TORNA O PARTIDO MAIS FORTE DO MUNICÍPIO

Dep. Junior Ferrari e Ver. Charles Gonçalves: lideranças estadual e municipal do PSD Em grande realizado na tarde deste sábado (23), no Cent...