quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TCE DIVULGA OS INELEGÍVEIS

O Tribunal de Contas do Estado do Pará entregou ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará o nome das pessoas que compõem a sua lista de Contas Irregulares.

A lista também foi encaminhada ao Procurador Regional Eleitoral, Dr. Ubiratan Cazetta, e contém nome de diversos gestores públicos cujas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas tenham sido julgadas irregulares pelo Plenário do TCE.

A relação dos 589 (quinhentos e oitenta e nove) processos indicando os gestores condenados pelo TCE foi elaborada observando os processos que transitaram em julgado ou cujos recursos não foram recebidos com efeito suspensivo.

Com esta entrega, o TCE cumpre com o seu papel constitucional na fiscalização da aplicação dos recursos públicos, ficando a cargo do TRE a declaração de inelegibilidade dos integrantes da lista.

Relação de Contas Irregulares (Lei Nº9504 de 30.09.1997)


NOTA DO BLOG
No Marajó, aparecem os nomes do ex-prefeitos de SBBV, Benedito Odival e Violeta Guimarães; do ex-prefeito de Salvaterra, Humberto Filho (Bertinho), do ex-prefeito de Ponta de Pedras, José de Chiapeta, do ex-prefeito de Melgaço , José Maria Viegas (falecido recentemente), a ex-prefeita de Muaná, Ortência Guimarães; o ex-prefeito de Afuá, Miguel Santana de Castro; o ex-prefeito de Anajás, Raimundo Nogueira Filho, do ex-prefeito de Bagre, Leoci Macedo e do ex-orefeito de Santa Cruz do Arari, Fernando Lobato.

De São Sebastião da Boa Vista também aparece os nomes de:
RAUL TAVARES GOMES ( ASS.PESCAD.E P.A.EXTRAT.S.S.B.VISTA ) R$ 54.962,73;
MARIA IOLANDA C. DA SILVA( ASSOC. PELO BEM ESTAR BOAVISTENSE) R$ 45.962,56

CURRALINHO: DESCASO !

É o que podemos dizer do que acontece em Curralinho ( no Marajó que a novela Global não vai mostrar). Desde abril após a ida da equipe do Fantástico (Tv Globo) à cidade, a população acreditava que as coisas iam melhorar. Enganou-se mais uma vez. Apesar de uma leve e momentânea melhora na saúde do município, a cidade vive em situação degradante. A ausência do poder público é angustiante. Esse caos social instalado lá revolta mais e mais a população ordeira da cidade.
Curralinho está sem água desde o sábado ( 25) por conta de uma peça da bomba que puxa água pra abastecer a cidade. Quem não tem poço artesiano em casa padece com a falta d'água. Outra situação insustentável vivem os que precisam do hospital municipal. Segundo informações, faltam remédios e até alimentos para os pacientes internados. Já cogita-se alta médica coletiva.

CONSOCIAL BELÉM

Click AQUI e faça sua inscrição

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PERGUNTAR NÃO OFENDE..


(Foto meramente ilustrativa)

Dia 15/03 faz 1 ano da ação do CRF/PA em SSBV...Nada mudou, lhe garanto... Já tem agendada nova visita? Obrigado pela atenção



estamos com nossa agenda, em breve haverá fiscalização, era bom vc perguntar pra Vigilância Municipal o q ela está fazendo ?


O que faz a Vigilância Sanitária de São Sebastião da Boa Vista?
E isso não é uma pergunta deste blogueiro, é do Pres. do Conselho Regional de Farmácia, Daniel Jackson Costa. Em resposta ao questionamento feito por nós sobre a nova visita do CRF/PA na cidade pra fiscalizar a falta de farmacêuticos nas farmácias e a venda de medicamentos em lugares inapropriados. Ano passado(15/03) o CRF esteve em SSBV e fez 7 autuações.
Como exigir que a VS Municipal tenha um papel fiscalizador se não existe um Código Municipal de Vigilância Sanitária?
Com a palavra a secretaria municipal de saúde de SSBV

RESEX MARINHA DE SOURE É CENÁRIO DA PRÓXIMA NOVELA DA GLOBO

Brasília (28/02/2012) - A Reserva Extrativista Marinha de Soure, unidade de conservação (UC) federal na Ilha do Marajó, no Pará, foi escolhida para a gravação da próxima novela das 18h da Rede Globo, “Amor Eterno Amor”, com estreia marcada para o dia 5 de março.

A direção da novela escolheu alguns locais do Pará como cenário, entre eles, Soure, onde se localiza a Reserva Extrativista. As gravações foram feitas nos meses de dezembro e janeiro e acompanhadas pelos servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor da unidade de conservação, a fim de que todas as condicionantes da autorização fossem cumpridas. Algumas cenas foram executadas em fazendas no entorno da unidade, uma vez que a gravação com grandes rebanhos de búfalos não foi autorizada no interior da reserva.

Os analistas da reserva extrativista consideram que esta será uma oportunidade de divulgação das belezas naturais da unidade, que beneficiará o turismo de base comunitária desenvolvido em algumas comunidades do interior da UC.

Fonte: ICMBio

BANCO DO BRASIL E PARKOUR


Extráido do Blog Veneza do Marajó

VOCÊ SABE O QUE É PARKOUR ?

Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses..
Leia mais aqui


CÂMARA APROVA AG. DO BB EM SSBV

Ontem dia 25 de feverreiro em assembléia ordinaria Finalmente o projeto de lei de implantação da agência do Banco do Brasil é aprovado na câmara municipal.O povo boavistense agradece aos vereadores que lutaram constantemente para o projeto ser aprovado.

PRESIDENTE DA COLÔNIA DE PESCADORES DE AFUÁ É PRESO EM FLAGRANTE

cEstá preso no município de Afuá, no arquipélago do Marajó, Manoel Alves Pereira (foto), presidente da Colônia de Pescadores de Afuá. Ele é acusado do cometimento dos crimes de violação de domicílio qualificada, injúria e ameaça de morte, com base na Lei Maria da Penha. A vítima foi a amante dele, Ordalita Araújo Pereira. Em depoimento, Manoel afirmou que mantinha relacionamento amoroso com a mulher há cerca de um ano e sete meses paralelo ao seu casamento de vários anos. Manoel passava o dia com a amante e à noite dormia com a esposa, caracterizando assim relação doméstica familiar exigida pela Lei Maria da Penha. No último final de semana, ele ingeriu bebidas alcoólicas durante o dia. À noite, ao invés de ir para a casa da esposa, como de costume, ele resolveu ir para a casa da amante.

Como a porta estava fechada, ele invadiu o imóvel e passou a fazer ameaças de morte à mulher. Depois, passou a xingá-la e tentou agredi-la fisicamente, o que não ocorreu porque a mulher conseguiu fugir e procurar socorro. A vítima comunicou a Polícia Militar que efetuou a prisão em flagrante do acusado. Ordalita Pereira representou contra Manoel por crimes de violência de gênero no ambiente doméstico familiar de acordo com a Lei Maria da Penha. O delegado Edgar Henrique Monteiro, titular da Polícia Civil em Afuá, lavrou o auto de prisão em flagrante delito contra o acusado. O processo foi encaminhado à Comarca Judiciária do município. A prisão de Manoel se deu após cerca de vinte dias da prisão de Andréia do Socorro Barbosa Costa, tesoureira da Colônia de Pescadores de Afuá. Ela foi alvo de denúncia de uma pescadora associada acusada do cometimento dos crimes de falsidade ideológica, estelionato e usurpação de função pública.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA REALIZA FISCALIZAÇÕES NO MARAJÓ

O blog solicitou ao CRF/PA que divulgasse as ações de combate a falta de farmacêuticos e a venda de remédios em estabelecimentos comerciais não apropriados. Em SSBV o caso é alarmante. O Conselho realizou ano passado uma fiscalização e já pretende voltar pra verificar se houve cumprimento das notificações..



Prezados, segue o relatório das visitas do CRF feitas os municípios de São Sebastião da Boavista e Ponta de Pedras, espero ser sempre útil com nosso trabalho:

- São Sebastião da Boavista
Data:15/03/2011
Número de Visitas: 07 INSPEÇÕES EM 07 ESTABELECIMENTOS
Autos de Infração: 06
OBS: Supermercados foram notificados para a não comercialização de produtos farmacêuticos, em breve retornaremos para a verificação do cumprimento das exigências.

- Ponta de Pedras
Data: 16/02/2012
Número de Visitas: 05 Inspeções em 05 estabelecimentos
Autos de Infração: 04
OBS: Supermercados foram notificados para a não comercialização de produtos farmacêuticos, em breve retornaremos para a verificação do cumprimento das exigências, o Hospital foi visitado e estamos encaminhando relatório ao Ministério Público Federal para adequações mas a estrutura apresentada dá indícios de que em breve teremos uma estrutura razoável de atendimento a população.

Atenciosamente.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

TJE AFASTA PREFEITO PETISTA


Extraído do Blog do Zé Dudu

O juiz André Luiz Filo-Creão da Fonseca, da comarca de Santa Luzia do Pará (nordeste paraense), determinou nesta segunda-feira (27) o afastamento do prefeito, Lourival Fernandes de Lima (FOTO) (conhecido como
“Louro do PT”), do secretário de Administração e Finanças, Gedson Xavier de Lima (filho de Lourival), e do diretor de Arrecadação de Tributos do Município, José Raimundo Nascimento Oliveira.

Também foi determinada pelo magistrado a indisponibilidade dos bens do prefeito, do secretário de Administração e Finanças, do diretor de arrecadação de tributos e do tesoureiro Edir Raimundo da Silva. A indisponibilidade está limitada ao valor de 200 mil reais. Enquanto durar o processo, a gestão da cidade será feita pelo vice-prefeito Zaqueu Alves Salomão.

As investigações que geraram a decisão estão presentes na ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado (MPE) em 16 de fevereiro deste ano, por meio da promotora de justiça Adriana Passos Ferreira.

HISTÓRICO – Em 20 de janeiro de 2012, MPE e Polícia Civil realizaram operação conjunta que apreendeu milhares de documentos e equipamentos, entre agendas de trabalho, documentos fiscais relativos à montagem de processos licitatórios, tablets e computadores. As buscas atingiram a prefeitura municipal e as casas de Gedson Lima, José Oliveira e de Edir Silva.

Dois inquéritos civis foram instaurados na promotoria em 2010 e 2011, para apurar a situação do matadouro municipal e irregularidades no Poder Executivo da cidade, respectivamente. Os inquéritos possuem numerosas denúncias referentes à má gestão do dinheiro público, contratação de empresas sem processo licitatório ou fantasmas, emissão de notas fiscais frias, locação irregular de veículos, não aplicação da verba repassada pelo estado para construção do matadouro e para a recuperação da estrada que dá acesso a Tribo dos Tembés.
Segundo Adriana Passos, “o relatório final de fiscalização da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças concluiu que 100% da verba foi repassada e a obra não foi concluída”. A prefeitura foi oficiada, solicitando as licitações e contratações citadas e, de acordo com a promotoria, deu uma justificativa “graciosa”. Durante as investigações, o MPE descobriu ainda que Xavier e Silva seriam os principais idealizadores do esquema de fraude.

Assumiu a vaga de Louro do PT o vice-prefeito do município, Zaqueu Salomão, do PSD. Ele tomou posse agora há a pouco, às 16 hs, no plenário da Câmara Municipal de Sta. Luzia.

ELE TAMBÉM "É O CARA"

"o 'louco' Hugo Chaves atingiu as Metas do Milênio na Venezuela (prazo até 2015), enquanto nossos sensatos governantes estão longe de poder assegurar o mesmo nos sertões e cafundós da pátria, que nem o falado Marajó com seu analfabetismo, malária crônica e outras coisinhas más...

Vamos nos queixar de quem: dos eleitores pobres e despolitizados que vendem voto por dez réis de mel coado ou dos politicos mal intencionados que compram voto e ninguém consegue lhes barrar?"
(José Varela - Pontapedrense )
Leia matéria aqui

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ATÉ QUANDO ?

Morreu hoje 10 hs da manhã em Curralinho, uma criança de apenas 3 anos que morava no Rio Mutuacá. A criança deu entrada ontem (25) no hospital municipal da cidade após ter ingerido acidentalmente massa de mandioca e foi atendida por um enfermeiro no qual tentou resolver sozinho a ocorrência e não comunicou ao médico de plantão (sobreaviso). Esta falta de comunicação agravou a situação da saúde da criança que precisava ser transferida com urgência para o HRM de Breves
A família da criança não entendeu o porquê de não chamar o médico (Dr. João) que mora atrás do hospital e que estava de sobreaviso. Mas o enfermeiro tentou resolver sozinho durante a noite. Pela manhã quando outro médico plantonista chegou (Dr Joaquim) questionou o motivo de não acionar médico de plantão para avaliar a criança. Mesmo com atraso, tentaram transferir a criança, mas, infelizmente não resistiu.
Segundo informações, ao dar entrada no hospital, o enfermeiro ( Kleber) prescreveu "gentamicina" e "plasil" para aplicar na criança e, depois que aplicaram, a criança piorou até a morte
A família está revoltada e pedindo providencias do prefeito e da secretaria de saúde

SUPERINTENDENTE DOS CAMPOS DO MARAJÓ EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

O delegado Arilson Caetano ( em pé na foto), titular da Superintendência Regional dos Campos do Marajó participou de audiência pública no município de Soure para debater a poluição sonora na cidade. Estiveram também presentes o promotor de Justiça, José Maria Gomes Santos; o prefeito municipal, João Luiz Oliveira de Souza Melo; o representante da Polícia Militar, major Oswaldo; representantes do Poder Legislativo do Município; proprietários de casas de shows; donos de aparelhagens sonoras e aproximadamente 50 pessoas da sociedade civil. Arilson Caetano explicou que a poluição sonora é um crime tipificado em decreto-lei n° 3.688, de 3 de outubro de 1941, que define os crimes de perturbação do trabalho ou do sossego alheios, no artigo 42 - “Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios”, e ainda no artigo 65 – “Molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável”.
O delito também é previsto no Código Nacional de Trânsito em seus artigos 227, que trata das penalidades para uso indevido de buzina; 228, que penaliza aqueles que utilizam aparelho sonoro em volume e frequência em desacordo com as normas e 229, que define penalidades aos que usam aparelho que produza sons ou ruídos que perturbem o sossego público. Ainda está inserida no contexto a Lei Ambiental de Poluição Sonora.
O superintendente salientou que a Polícia Civil esta realizando um trabalho satisfatório em relação à poluição sonora, porém trata-se de um tipo de crime que necessita da conscientização da sociedade e do apoio aos órgãos competentes para regular a prática ilegal. “A poluição sonora traz efeitos negativos aos seres humanos, tais como insônia, que é dificuldade de dormir; estresse; depressão; perda de audição; agressividade; perda de atenção e concentração; dores de cabeça; aumento da pressão arterial; cansaço; queda de rendimento escolar e no trabalho e problemas cardíacos”, explica. Outra audiência foi marcada para o próximo dia 29 para continuar o debate do tema.
Caetano ressaltou ainda que a audiência tem por finalidade apontar os principais problemas que afetam o município. “A poluição sonora foi eleita por ampla maioria como a conduta típica que mais prejudica a sociedade local”, afirma o policial civil. Ainda, segundo o delegado, já foram tomadas medidas para conter o crime tais como a habilitação de sedes de festas e bares, com vistorias ofíciais; ampla fiscalização nas sedes e bares para reduzir o volume das aparelhagens com vistas a emissão do som dentro das normas legais; controle sobre arros de propaganda sonora; carros particulares em locais público; igrejas e residências. “Tivemos uma relevante melhora com essas ações”, asseverou o delegado durante a audiência pública. A comunidade saiu satisfeita do encontro e bem orientada sobre os procedimentos adotados pelas autoridades públicas do município.

ENTREVISTA: ZALVA SENA

Zalva Nahum Sena é professora e agitadora cultural em São Sebastião da Boa Vista. Nesta entrevista ela nos conta um pouco de sua história e sua visão sobre o turismo e cultura em seu município.


Blog- Conte-nos um pouco de sua trajetória profissional e familiar:
Zalva: Meu nome completo é Mirozalva Nahum de Sena. Estou com 47 anos de idade e sou divorciada. Tenho seis filhos do primeiro casamento e um da nova relação que assumi com o Professor Benedito Freitas em outubro de 1999, com quem convivo até a presente data, e do qual tenho recebido todo apoio necessário às atitudes pessoais, familiares e profissionais as quais tenho tomado Tenho o 2º grau completo na área de Administração de Empresas, mas sou funcionária pública da Secretaria de Estado de Educação. Trabalhei durante vários anos como professora na Educação Infantil e, por razões de saúde fui readaptada de função. Atualmente trabalho como auxiliar de Secretaria na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "JOÃO XXIII", que é a escola sede estadual no município de São Sebastião da Boa Vista.

Blog- Conte-nos sobre a fundação do Bloco:
Zalva: O Bloco Carnavalesco Tô na Onda, tem origem em uma brincadeira de crianças durante o carnaval de 2004. Até aquele ano, não havia a preocupação, por parte do Poder Público, com a organização de um carnaval de rua, no município. Tudo o que havia era um grupo de pessoas da cidade que saia às ruas, na terça-feira de carnaval: os homens vestidos de mulheres e as mulheres vestidas de homem - era o chamado "bloco dos sujos". No ano citado, quando meu filho Samir estava com um ano de idade, tomei a iniciativa de convidar as mães de crianças pequenas, da Rua Tabelião Valentim, onde residimos, para que fizéssemos fantasias aos nossos filhos e assim pudessem brincar um carnaval de crianças. Convidamos a bandinha de música do Senhor Raimundo Barbosa (conhecido pelos amigos como "Cuchelo"), para fazer a animação às crianças. Assim, reunimos noventa crianças formando o bloco "Tô na Onda Kids" que, animados pela "Bandinha do Cuchelo" e acompanhamos dos respectivos responsáveis, brincamos com as mesmas durante um certo tempo, quando surgiu a idéia de caminharmos até a praça principal da cidade. A animação da bandinha e as diferentes fantasias das crianças, foi atraindo a atenção de adultos e crianças das outras ruas que também se juntaram ao grupo (mesmo sem ter fantasias), chegando à praça com aproximadamente cento e cinquenta pessoas. A partir daí surgiu a idéia de se formar um bloco adulto. Em 2005, formaram-se os blocos "Tô na Onda Kids" (com aproximadamente 150 crianças) - que se apresentou no domingo de carnaval - e o "Tô na Onda adulto" (com 300 adultos) - que se apresentou na terça-feira.
Nos anos seguintes, o bloco foi aumentando sempre no número de brincantes, diversificando o tipo de abadá, trazendo sempre uma novidade para o corredor da folia e ganhando popularidade, sendo considerado atualmente o maior e mais animado bloco de carnaval do município de São Sebastião da Boa Vista.
Em 2012, o bloco trouxe ao corredor da folia cerca de 1300 brincantes animados pelo internacional "Dj Japa", convidado especialmente para animar o carnaval do bloco. Vale lembrar que ficaram muitos brincantes sem abadás este ano de 2012, devido a quantidade adquirida não ter sido suficiente ao número de brincantes que optaram em participar do mesmo.

Blog- Como você vê a gestão cultural em São Sebastião da Boa Vista?
Zalva: O Bloco "Tô na Onda" sempre recebeu apoio financeiro do Poder Público (embora sendo apenas um valor insignificante em relação às despesas gerais do bloco), através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. No entanto, sua sobrevivência e participação no carnaval, desde sua criação, deve-se ao trabalho incansável de sua Coordenação que, usando de recursos financeiros próprios e o apoio de diferentes patrocinadores, conseguem manter a tradição do mesmo.
Quanto a gestão cultural do poder público, a Secretaria Municipal de Cultura tem se esforçado em fazer um carnaval dentro de suas possibilidades financeiras, organizando um corredor próprio às apresentações dos diferentes blocos existentes e valorizando as bandas locais para animação do carnaval. Embora, em nossa modesta opinião, isto seja muito pouco para tornar o carnaval boavistense conhecido no cenário paraense.

Blog- Quais as alternativas para uma melhor gestão cultural no município?
Zalva: Acredito que está faltando, da parte da Secretaria Municipal de Cultura, maior dedicação em buscar o apoio necessário junto aos órgãos estaduais que apoiam eventos culturais, junto as grandes empresas que oferecem condições financeiras e logísticas às Instituições legais e junto a classe empresarial local. Creio que a busca, com antecedência, destas alternativas, oferecendo uma contrapartida de divulgação e publicidade das mesmas, no município, poderia geral recursos financeiros e materiais a que a Secretaria de Cultura pudesse gerenciar e organizar melhor o carnaval no município e assim trazer turismo ao mesmo, além de ter condições de oferecer melhores alternativas a que os blocos possam se organizar de forma a promover um carnaval a altura dos grandes centros,

Blog- Sem apelo turístico, São Sebastião da Boa Vista raramente é contemplada com ações na área, pelas três esferas da Federação. Na sua opinião, o que formentaria o turismo no município:
Zalva: Creio que a divulgação dos diferentes eventos culturais do município, nas mídias do Estado. Isto tornaria o município conhecido no cenário estadual e nacional. Acredito também que a utilização da tecnologia da internet para divulgar os eventos tornaria o município conhecido internacionalmente, principalmente se forem divulgadas fotos dos locais e dos recursos disponíveis para chegar aos mesmos, em que o turismo pode ser explorado. A realização e divulgação de eventos durante as férias escolares também ajudaria bastante.

Blog- Com o início do primeiro mandato do governo Petista em São Sebastião da Boa Vista, se resgatou as edições do Festival do Açaí mesmo com o modelo ultrapassado e alto custo de produção (em torno de R$ 250.000). É viável mantê-lo nestes moldes?
Zalva: Quanto ao assunto não tenho informações suficientes para responder com segurança, pois desconheço o valor total das despesas com os festivais. O que sei é que atraem muitas pessoas ao município e isto gera renda aos pequenos vendedores. Visto por este lado, é positivo e deve ser mantido.

Blog- Quais os seus projetos para os próximos anos, no bloco?
Zalva: É muito recente o carnaval de 2012 e, ainda não reuni a Coordenação do bloco para avaliar a participação do mesmo. No entanto, tive a preocupação em registrar alguns tópicos que não foram positivos e necessitam ser revistos para os próximos carnavais, assim como aqueles ítens onde a Coordenação recebeu elogios, que devem ser mantidos e, se possível, melhorados. No entanto, alguns projetos devem se tornar realidade, a partir deste ano, tais como: a transformação do bloco em Entidade Jurídica, com registro e CNPJ, para que possa buscar o apoio financeiro e logístico de Empresas e Instituições fora do município; a aquisição de maior número de abadás para que possa atender a todos os brincantes, em 2013 e a construção de uma sede própria, onde o bloco possa fazer seus ensaios, sua concentração e promover eventos festivos e culturais durante o ano.

Blog- A criação de uma Liga, independentemente, para poder gerir o carnaval não seria uma boa alternativa para a captação de recursos aos blocos?
Zalva: Eu não usaria o verbo "seria", afirmo que "é" o caminho certo. Resolveria o problema de todos os blocos e, com certeza, colocaria o município no rol do turismo nacional. No entanto, esbarra numa dificuldade ainda existente no município: a união dos blocos em prol de um benefício comum a todos e o apoio da Instituição que tem respaldo político para isso - a Secretaria de Cultura.

Blog- Deixe uma saudação para o povo marajoara e para o povo boavistense:
Zalva: Como cidadã boavistense e marajoara, sempre acreditei no potencial deste povo sofrido e lutador, portanto:
"Queridos boavistenses: DIFICULDADES EXISTEM E SEMPRE EXISTIRÃO, MAS É COM A FORÇA DE VONTADE E A UNIÃO DE TODOS QUE VENCEREMOS TODAS ELAS. O BLOCO TÔ NA ONDA COMEÇOU PEQUENO, APENAS COMO UMA BRINCADEIRA DE CRIANÇA. HOJE É O MAIOR E O MELHOR DO MUNICÍPIO. ISTO PROVA QUE COM LUTA E UNIÃO É POSSÍVEL DE SE CONSTRUIR UM SONHO E FAZER DESTE, UMA REALIDADE QUE AGRADA E DIVERTE A MUITOS.

Um abraço carinhoso da Professora Mirozalva Sena e do Bloco Tô na Onda.

QUEM VAI PAGAR A CONTA ?



Pode estar funcionando há mais de dois anos na prefeitura de Curralinho um azeitado esquema de concessão irregular de empréstimos consignados que, pela lei, deveriam atingir apenas funcionários efetivos da prefeitura, mas que estão beneficiando servidores temporários e outras pessoas sem qualquer vínculo empregatício com o governo municipal, tudo baseado na falsificação de documentos. O prejuízo pode chegar a milhões de reais.
Lislandro Palheta de Sales, servidor público da secretaria municipal de Educação de Curralinho e integrante do Conselho do Fundeb no município, revela que o esquema iniciou no segundo semestre de 2009, primeiro ano do mandato do prefeito Miguel Santa Maria, tendo como então secretário de Administração Lucivaldo Rodrigues Nunes.
Ele diz ter vários documentos que comprovariam o esquema, tendo como base relações de empréstimos divulgados pelos bancos à prefeitura. “Estamos reunindo em breve toda essa documentação e denunciando tudo ao Ministério Público Municipal e Federal, já que as fraudes continuam ocorrendo”, assegura.
O servidor investigou e constatou que na relação nominal dos empréstimos consignados do Banco do Brasil, BANIF, BANEX e BV Financeira, de 2009 e 2010, há nomes de pessoas com vínculo temporário e outras sem qualquer tipo de vínculo com o serviço público municipal - mas que, mesmo assim, conseguiram empréstimos consignados através de documentação falsa. “Além disso, valores de alguns salários que observamos não condizem com cargos que pessoas ocupam atualmente”.
Lucivaldo Rodrigues Nunes, que não ocupa mais o cargo de secretário de Administração de Curralinho, aparece em duas relações de empréstimos consignados. A primeira é da Banex Financeira, sediada em São Paulo. Na relação de outubro de 2010 obtida pelo DIÁRIO, ele pagava a sétima de um total de 60 parcelas de R$ 327,60, totalizando R$ 19.656.
Já no Banco do Brasil, o ex-secretário aparece em três operações de empréstimos consignados: o primeiro contraído em maio de 2010, de 48 parcelas de R$ 614,07 (R$ 29.475,36); o segundo em julho de 2010, de 72 parcelas de R$ 399,21 (R$ 28.743,12); e o terceiro, em agosto do mesmo ano, de 72 parcelas de R$ 56,04 (R$ 4.034,88). As quatro operações totalizam R$ 81.909,36.
Há ainda o caso da médica Laura Antônia Afonso Pinho, ex-servidora temporária da prefeitura que aparece na relação de setembro de 2010 da BV Financeira contraindo um empréstimo consignado de 48 parcelas de R$ 2.468,53, totalizando R$ R$ 118.489,44. Ela também aparece na relação do Banco do Brasil contraindo outro empréstimo de 72 parcelas de R$ 906,84 (R$ 65.292,48). Apenas para essa ex-servidora o total de empréstimos consignados chegou a R$ 183.781, 92.
“Como um servidor temporário que na melhor das hipóteses passaria 48 meses na administração contrai dois empréstimos altíssimos, um de 48 e outro de 72 parcelas, totalizando quase R$ 200 mil reais com um salário de prefeitura de interior? Essa Laura Antônia já saiu do quadro e que está arcando com isso é a prefeitura, ou seja, todos nós que pagamos nossos impostos”, dispara o servidor.
Parentes, primeira-dama e secretários beneficiados
Na relação do Banex aparecem ainda Aracielza Pureza Santa Maria de Souza, irmã do prefeito Miguel Santa Maria. “Essa senhora nunca trabalhou em Curralinho e reside em Bagre”, diz Lislandro. Rossely Ribeiro Silva, mulher do atual tesoureiro João Pastana, também contraiu um empréstimo junto ao Banex no valor de R$ 19.656 (60 parcelas de R$ 327,60).
Já na relação do Banco Banif aparece o nome do “primeiro casal” de Curralinho: Lídia Bittencourt Santa Maria, primeira-dama do município e ex-secretária de assistência e Promoção Social contraiu empréstimo de R$ 22.845,00 (30 parcelas de R$ 761,50). O próprio prefeito Miguel Pedro Pureza Santa Maria abocanhou um empréstimo de R$ 48.270,30 (30 parcelas de R$ 1.609,01). Até a vice-prefeita Cleneuma Regina Maia Dias entrou no esquema: seu nome também aparece na relação do Banif contraindo empréstimo na ordem de R$ 39.543,30 (30 parcelas de R$ 1.318,11).
Na prefeitura de Curralinho os motoristas temporários devem ganhar um salário bem alto, tendo em vista os consignados que a categoria conseguir obter junto à prefeitura. Na relação do Banco do Brasil o motorista Gilvandro Alves Marques, conseguiu um empréstimo consignado de R$ 87.370, 56, distribuídos em 72 parcelas de R$ 1.213,48. Já Diomeds da Silva Gomes consignou em seus vencimentos o valor de R$ 59.821, 60 (47 parcelas de R$ 1.272,80). Todos os dois motoristas eram temporários e não poderiam obter essa modalidade de crédito.
Ainda segundo Lislandro, os contracheques contêm informações inconsistentes. “Aumentaram o vencimento percebido por estes servidores para elevar a margem do consignado. O pior de tudo, é que muitos dessas pessoas deixaram o serviço público ficando o ônus para o município pagar aos bancos. A questão é séria já que estamos pagando um alto preço pela irresponsabilidade da administração pública atual. As portarias falsas são assinadas pelo próprio prefeito, dando a entender que ele sabe de tudo”, denuncia.
A reportagem do DIÁRIO tentou insistentemente entrar em contato com o secretário municipal de Administração e os responsáveis setor de Recursos Humanos da prefeitura de Curralinho na quinta e sexta-feira para repercutir as acusações que revelam as irregularidades nos empréstimos consignados, mas os telefones e os celulares em poder do jornal não atenderam às chamadas
Fonte.(Diário do Pará)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

ACIDENTE DE AVIÃO MATA O DEP. ALESSANDRO NOVELINO

O avião bimotor modelo Sêneca, de prefixo PT -LAB, foi encontrado destruído no municipio de Moju. Além do Dep. Alessandro Novelino, estava na aeronave um assessor e o piloto que também morreram.
Segundo informações do Aeroclube do Pará, a aeronave sumiu dos radares da Aeronáutica cerca de 18 minutos após decolar do aeroporto Brigadeiro Protásio Lopes de Oliveira, em Belém, no inicio da manhã deste sábado (25).

O avião passou por manutenções na manhã de ontem e já havia sido liberado para voo.

O deputado e empresário Alessandro Novelino,mais um assessor parlamentar e o piloto de nome Roberto Campos estavam à bordo da aeronave; informações confirmadas pelo advogado do parlamentar; Antônio Neto.

Eles seguiam para a fazenda do parlamentar, localizada na região do Acará.
izado às 12:50 hs
Segundo informações existe a possibilidade de sobreviventes...
Atualizado às 12:59 hs
Familiares do Dep. Alessandro Novelino confirmam a morte do parlamentar.
tualizado às 13:21 hs
Segundo informações o Corpo de Bombeiros acaba de localizar os 03 corpos dos tripulantes da aeronave.O Cel Solano, do Corpo de Bombeiros, confirmou que foram encontrados os três corpos no local do acidente com o bimotor (DOL)

Atualizado às 13:32 hs
Os corpos foram achados na trajetoria da queda da aeronave. Piloto, deputado e assessor.

Atualizado às 15:02 hs
Piloto Roberto Campos, que morreu hoje no acidente do avião do Dep. Novelino, trabalhava há 11 anos com o Dep. Luiz Rebelo. ex-prefeito de Breves ( Marajó) Inf: @85DPereira

Atualizado às 16:21 hs
O Velório do Deputado Alessandro Novelino será no hall da Assembleia Legislativa do Pará. A previsão é que o corpo esteja por lá a partir das 19hs

LIMOEIRO DO AJURU SEM ENERGIA ELÉTRICA DESDE QUINTA À TARDE


A cidade de Limoeiro do Ajuru sofre com a falta de energia elétrica desde a última quinta-feira ( 23).Uma forte chuva caiu na cidade e derrubou uma arvore em cima da rede eletrica. Isso ocasionou a quebra de um poste da REDECELPA . A estrada que dá acesso ao local está intrafegável, o que impossiblita que os técnicos da comcessionária de energia façam a troca do poste. Segundo um morador da cidade, Rosivaldo, nos informa que a situação está muito difícil "Vamos ter que esperar não sei até quando a Rede celpa fazer o reparo", disse ele.
"E mais, essa falta de energia se tornou em prejuizo para os comerciante que trabalham com produtos congelados, sem energia falta água e as pessoas tem que consumir água do rio que é inadequada para consumo, porque nem todos tem condições de comprar agua mineral. E os mais pobres são os mais fragilizados" , nos conta Rosivaldo.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CARNAVAL EM SOURE

Click na imagem p/ ampliá-la

Depois da folia veio a saudade. Foram cinco dias de intensa festa em Soure pra comemorar o reinado de Momo.

A Quarta Avenida de Soure, onde foi montado o sambódromo Lindalva Cassiano, transformou-se no santuário dos foliões, entre mascarados, fantasias, abadás e muitas familias.

Desde a noite da sexta feira, 17, com a visita do Mega Principe 360º, que a cidade passou a transpirar carnaval. Mesmo com a ausência do irmão Edielson, a festa foi bonita sob o comando do Dj Edilson, na nova estrutura. Uma verdadeira beleza.

Todos estavam prontos para encarar o final de semana prolongado de carnaval. No sábado 18, a escolha da musa do Carnaval abriu as atividades. Jéssica Abdon, da Boca do acre, e Mayara Rodrigues dos Safadões empataram e levaram o título em conjunto. Duas belas moças que abrilhantaram nosso carnaval com suas belezas. Em seguida os quatro primeiros blocos fizeram suas exibições. Destaque para Bola Cheia que mostrou a história das quadrilhas juninas na avenida, num desfile muito bem elaborado e muito criativo e RPM que emocionou o público com a presença de Yuri Marajó Alcântara, campeão do UFC. A presença do lutador levou a plateia ao delírio e os brincantes entraram no clima dos combates de MMA com octogonos e Kate Girls na comissão de frente. A festa só terminou as 5:30h com o show da banda Anjos do Melody.

O domingo, 19, foi aberto com a disputa de bikes no desafio Marajó contra o resto do Pará, logo as 10h, no sambódromo(ver matéria). A noite tivemos a mais quatro blocos, com destaque para Flamengo e Cia que trouxe a locomotiva da torcida rubro negra e Os Aruãs, tido como grande favorito ao titulo. Os Aruãs trouxeram para a avenida um carnaval de alto nível, digno dos grandes carnavais que Soure já teve. Daniel Nunes, dirigente do bloco nos disse que alcançou o seu objetivo, que era mostrar a necessidades e a condição que Soure já tem de fazer um grande carnaval. A Banda 007 fechou a noitada com chave de ouro.

Na segunda feira, 20, foi quando ocorreu o maior nivelamento dos blocos. A Cirroz e Cia cantou a liberdade em alto e bom tom. Empolgando e envolvendo o público num desfile muito bonito e criativo. A Família Furacão trouxe para avenida a história do navio Presidente Vargas. Os Safadões fizeram um desfile ecológico chamando o público para proteger os guarás e os mangezais. Já o Boca do Acre encerrou o desfile emocionando o público com a história de Dercy Pereira Silva, os cadeirantes, as entidades e a criatividade da comissão de frente. Um verdadeiro espetáculo em forma de carnaval que levou o público ao delírio. A banda os Brothers mostrou o melhor do melody, dando ao carnaval a verdadeira cara do Pará. O público foi ao delírio cantando e dançando muito.

A manhã da terça feira, 21, foi reservada para a apuração. Centenas de torcedores e dirigentes ocuparam os camarotes do sambódromos para acompanhar a leitura das notas. No final, por dois décimos de diferença, o titulo foi para o bloco Os Safadões. A comemoração varou a tarde e se estendeu pela noite, quando ocorreu o desfile das campeãs. A banda Aquinela fez sua primeira apresentação em público e logo em seguida a banda Açaí Pimenta encerrou o carnaval da cidade.

Para o Prefeito de Soure, João Luiz Melo, o saldo deste carnaval é muito positivo para a cidade. “Acreditamos que fizemos um aquecimento na nossa economia de cerce de 10 milhões de reais, com o movimento de visitantes e o público local. O investimento público feito no evento se justificou pelos empregos temporários criados e pela valorização do trabalho dos produtores culturais. Ano que vem Soure terá um carnaval ainda melhor com os blocos de enredo. Agradeço a todos os blocos que participaram do concurso oficial da Prefeitura e ao público que se comportou de forma exemplar.” concluiu João Luiz.

O titulo de melhor samba enredo foi dividido entre os blocos Os Safadões e Os Aruãs, que receberam as maiores notas, 9 pontos cada um. Acompanhe agora a classificação final dos 12 blocos.

EMBARCAÇÕES QUE DARÃO SUPORTE AO PRO PAZ CIDADANIA NO MARAJÓ

A balsa que acompanhará a ação

O Navio Ana Beatriz III que dará suporte aos servidores

Fonte de Imagens: @jorgebitten

IAP LEVARÁ ARTE À CARAVANA DO PRO PAZ NO MARAJÓ


Com uma grande ação artístico/cultural, o Instituto de Artes do Pará (IAP) integra a caravana do Pro Paz cidadania do Governo do Estado do Pará no Marajó. O IAP levará uma extensa programação cultural aos municípios visitados. Serão 17 cidades que terão a oportunidade de conhecer curtas metragens produzidos no estado por profissionais que militam na linguagem áudio-visual. Além de filmes, haverá grupos folclóricos, teatro, música e dança, com artistas locais, valorizando suas culturas e produtos artísticos.

Ponta de Pedras, primeira cidade do circuito, já neste sábado, 25, verá a produção de realizadores de áudio visual de Castanhal, Belém, Santarém, Marapanim, etc, sendo a primeira vez que se compõe uma mostra contendo realizações de diversos municípios do Pará. Esta ação, oportunizada pela primeira etapa de contato e identificação dos atores em toda a região do Marajó, é a concretização e implantação do Mapa das Artes do Pará, que possibilitará a identificação de artistas, técnicos e espaços da região. O circuito termina dia 12 de maio, na cidade de Santa Cruz do Arari.

Confira a programação

• Voa Japiim, Voa (Castanhal) - Animação de Jhames Sousa

Sinopse: A história de um pequeno Japiim que recebe graça da Virgem de Nazaré.

• A Festa da Pororoca (Belém) - Animação de CássioTavernard

Sinopse: Em baixo d'água, todos começam a chegar para a festada passagem da grande onda.

• Brega S/A (Belém) - Documentário de Vladimir Cunha e Gustavo Gondin

Sinopse: Retrata o peculiar fenômeno cultural e social através de personagens como DJ Maluquinho, que se auto-pirateia e enriquece sem precisar de empresário ou gravadora.

• O Menino Urubu (Belém) - Animação de Roberto Ribeiro e Fernando Alves

Sinopse: É a história de uma criança encontrada num lixão por um casal de urubu o qual a adota e a cria no contexto da espacialidade amazônica.

• Salvaterra, Terra de Negro (Belém) - Documentário de Priscila Brasil

Sinopse: O dia a dia das comunidades, os conflitos de terra, aexpectativa da demarcação, as ameaças dos fazendeiros e a luta para manter a cultura viva estão representados de uma forma poética. Um registro de 12 comunidades tradicionais amazônicas no século XXI.

NEM PT, NEM PSDB EM GURUPÁ


De acordo com certidão nº 254/12 emitida pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, requerida pelo Sr. Manoel Moacir Gonçalves Alho, atual prefeito de Gurupá, datada de 03 de fevereiro de 2012, com base em informações fornecidas pela Secretaria /TCM-PA, nas legislaturas de 2001/2004 e 2005 a 2008 de responsabilidade do Sr. Raimundo Monteiro dos Santos “Nogueira”. Foram detectadas irregularidades na prestação de contas dos anos de 2003 e 2004 que após análise do referido Tribunal, proferiu decisão pelo parecer prévio contrário, que recomendou à Câmara de Vereadores de Gurupá a não aprovação das contas, em face às resoluções nº 10.145 e 10.253/TCM-PA. Sendo que as contas partir de 2005 encontram-se tramitando ainda.
O ex-prefeito Nogueira até então era cogitado como forte nome do PT para disputa ao cargo de prefeito de Gurupá nas eleições deste ano. Diante de tal decisão da Corte de Contas, e com base na resolução do Supremo Tribunal Federal a respeito da Lei da “Ficha limpa”, muitos afirmam que Nogueira já estaria impedido de ser candidato.
Seguindo esta mesma linha, é grande a expectativa com relação aos outros pré-candidatos a prefeito, que podem sofre impedimento por parte da justiça, como o próprio prefeito Moacir Alho, que segundo informações não poderia concorrer, pois o mesmo teve as contas não aprovadas, referentes ao seu primeiro mandato. Não sendo diferente a situação do vereador Max José Campos Alves, que se diz pré-candidato pelo PSDB, ele que segundo informações, não teria prestado contas de seu mandato como presidente da Câmara.
Até o momento longe deste embargo jurídico, correm por fora os pré – candidatos: Edson Palheta e Marcio Chairman, que já anunciaram seus interesses em disputar a eleição para prefeito, e já fazem contato com amigos e correligionários. O quadro das eleições 2012 em Gurupá começa a ser desenhado, agora aguardaremos as próximas pinceladas ou peneiradas daqueles que podem decidir quem pode participar do pleito.

NOTA DO BLOG

Desde 2009 acompanhamos a conjuntura política em Gurupá. Surpresos com a quebra de compromisso do Pref. Moacir Alho, que em discurso de posse garantiu que o nepotismo praticado pelo antecessor, o também petista, Raimundo Nogueira, não faria parte de seu novo mandato. Enganou-se quem acreditou no pulso de Moacir. Pouco tempo de depois, nomeou sua sobrinha, Jessi Alho, para secretária de finanças, e seu genro, Gerre Belo, para chefe de compras da prefeitura.. . Com a atuação de Max Campos (PSDB) na Câmara, já se imaginava que a briga interna entre petistas poderia culminar em derrota em 2012... Vamos aguardar novos fatos

ACÓRDÃO SOBRE A CASSAÇÃO DE CHICO DA PESCA/PT PRESTES A SER PUBLICADO

O acórdão sobre a cassação do mandato do deputado Paulo Souza, o Chico da Pesca (PT), ainda não foi publicado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA). Somente ontem o relator do processo, jurista André Bassalo, assinou o acórdão que ainda deverá receber assinaturas dos outros seis juízes que compõem o colegiado pleno, em sessão na próxima terça-feira, 28. A expectativa é que apenas na quarta-feira, 29, o acórdão seja publicado.
Somente após a divulgação do acórdão é que o TRE/PA enviará ofício ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Pioneiro, que deverá anunciar a vaga e convocar o suplente para assumir o mandato. O suplente do PT é o vereador de Belém Alfredo Costa, escolhido para concorrer à prefeitura de Belém, em outubro.
Bassalo explica que foi preciso alguns ajustes no acórdão antes de sua assinatura, por isso a demora na publicação. Além do recurso de Chico da Pesca contra a cassação, o TRE/PA também teve que julgar recurso do diretório regional do Partido Democratas (DEM), pedindo a recontagem dos votos para deputado estadual na eleição de 2010, alegando que os votos de Chico da Pesca seriam considerados inválidos com a cassação. Mas, os juízes decidiram que os votos são válidos.
Chico da Pesca foi eleito em 2010, mas o Ministério Público o denunciou por compra de votos, abuso de poder político e econômico, além de uso da máquina administrativa. Cassado em 2011 pelo TRE/PA, ele recorreu ao tribunal. Inicialmente obteve uma liminar que o manteve no cargo até o julgamento do recurso. No final de janeiro, os juízes mantiveram a decisão de cassar seu mandato. Sua assessoria jurídica anunciou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

SEGURO-DEFESO
Segundo o Ministério Público, R$ 40 milhões foram desviados no esquema de fraudes do seguro-defeso, que é distribuído a pescadores artesanais em período de pesca proibida. A PF apreendeu milhares de carteiras de pescadores com pessoas que nada tinham a ver com a atividade. (Diário do Pará)
Fonte: DOL

O BLOG POR AÍ

Click na imagem p/ ampliá-la

Me chega a noticia de que o blog está realmente fazendo o seu papel de informar. O caso da não liberação do terreno em Bagre pela familia de um ex-prefeito, virou noticia na cidade. Outdoor foram confeccionados pra mostrar a repercussão do caso na mídia. O blog foi citado como um desses veículos que noticiaram o caso. Ficamos felizes em saber que ainda estamos colaborando com a democratização da informação no Marajó...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PIRATA É CONDENADO A 34 ANOS

Juiz da Comarca de Melgaço, Emanoel Jorge Dias Mouta, condenou, no último dia 14 de fevereiro, a 34 anos de prisão, o réu Marcelo de Souza Castro, mais conhecido como “Boca Nua”. O réu foi acusado de participar de assalto a uma embarcação, em junho de 2011. O episódio ainda resultou no assassinato de um membro da tripulação.
Segundo os autos, o assalto, que ainda contou com a participação de mais quatro indivíduos, teria ocorrido por volta das 4 horas da madrugada, enquanto a embarcação navegava de Melgaço a Breves, com lotação aproximada de 30 passageiros. Todos os assaltantes estavam armados e, durante a ação, um dos réus acabou assassinando, com um tiro a queima roupa, o membro da tripulação, Francisco Sanches Rodrigues.
Além disso, uma mulher grávida ficou gravemente ferida após ser atingida por tiros disparados aleatoriamente. Já outros passageiros foram espancados e alguns tiveram seus pertences pessoais roubados. Três adolescentes que participaram da ação delituosa já tiveram seus processos sentenciados e encontram-se cumprindo medida sócio-educativa de internação em Belém.
Apenas o acusado Ronaldo Corrêa Guiomar, vulgo “Rona”, que seria o autor do disparo contra o tripulante morto, ainda não foi encontrado para ser citado. O réu, que está com sua prisão preventiva decretada, encontra-se foragido.

Fonte: Dol/MOL

PRO PAZ FARÁ 320 MIL ATENDIMENTOS NO MARAJÓ

Pela primeira vez, uma ação de cidadania vai passar por todos os municípios do Marajó. Através dos projetos Pro Paz Cidadania Presença Viva, a população de 16 municípios da região e de Oeiras do Pará, vai ter acesso a serviços nas mais diversas áreas, desde emissão de documentos a atendimentos na área da saúde, além de entretenimento. Serão 320 mil atendimentos durante a programação, que será realizada durante quase três meses de trabalho. Cada comunidade terá acesso a mais de 50 serviços, entre eles emissão de documentos, assistência jurídica, atendimento e exames médicos em diversas especialidades, consultas odontológicos, além de atividades voltadas à área da cultura e educação.

Os programas de promoção e proteção social do Governo do Estado, embarcam para a região na madrugada desta sexta-feira, 24, um grupo de quase 200 servidores vão passar 73 dias no Marajó. Para realizar o trabalho, uma mega estrutura precisou ser montada. Um barco e uma balsa com gerador irão transportar servidores, materiais e nove unidades móveis de saúde, sendo duas carretas e sete ônibus, equipados com aparelhos de alta tecnologia, consultórios e até uma fábrica de óculos.

A ação terá capacidade para realizar mais de 20 mil atendimentos por município. O objetivo é garantir o acesso da população mais carente a serviços de atenção às necessidades básicas do cidadão, realizando ações de mobilização junto aos municípios para o fortalecimento da cidadania.

A coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene, ressalta a importância dessa ação na região. ”A região foi escolhida por apresentar indicadores que merecem uma atenção especial, tais como o seu índice de desenvolvimento humano até seu PIB per capta. Para termos ideia, o PIB da região do Carajás, que é o maior do Estado é de 19.280, enquanto que a do Marajó, que é o menor, é de somente 2.923 per capita. Esse dado inevitavelmente tem como consequência situações de extrema pobreza, daí a necessidade do Estado se fazer presente no intuito de minimizar problemas na garantia de direitos e melhora na qualidade de vida”.

Outro problema no Marajó é o Índice de desenvolvimento Humano (IDH) da região, que é um dos mais baixos do Estado (0,63). Do total de sua população que é de 482.285 habitantes, 180.048 estão em situação de extrema pobreza, ou seja, quase 34% da população.

Certidão

O Programa também tem como meta combater o subregistro no Marajó. De acordo com o Censo de 2010, divulgado pelo IBGE, das 132.367 crianças de 0 a 10 anos, 12.027 não têm registro de nascimento. Essa estatística representa pouco mais de 10% das crianças da região e é como se elas não existissem. “Essas crianças precisam ser registradas para que tenham seus direitos garantidos, como ter acesso aos programas sociais, nas áreas da educação, saúde, entre outros. E assim ter a garantia de um futuro melhor”, disse Jorge Bittencourt, coordenador do Pro Paz Cidadania.

O Pro Paz Integrado também vai fazer uma trabalho intensivo na região, voltado para o atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual, através de campanha e ações nas delegacias, conselhos tutelares, CRAS, Creas, hospitais e áreas jurídicas. “Nosso foco é monitorar, avaliar e padronizar os serviços oferecidos na região, assim reduzimos a impunidade e combatemos a violência”, disse Eugênia Fonseca, coordenadora do Projeto. A ação passará em média três dias em cada munícipio. A rota começa por Ponta de Pedras e vai até Salvaterra.

Agenda do Pro Paz Cidanida:

Ponta de Pedras: 25 a 27/02
Muaná: 29/02 a 2/03
São Sebastião da Boa Vista: 4 a 6/03
Curralinho: 8 a 10/03
Oeiras do Pará: 12 a 14/03
Bagre: 16 a 18/03
Breves: 20 a 23/03
Melgaço: 25 a 27/03
Portel: 29 a 31/03
Anajás: 2 a 4/04
Gurupá: 6 a 8/04
Afuá: 10 a 12/04
Chaves: 14 a 16 /04
Santa Cruz do Arari: 28 a 30/04
Cachoeira do Arari: 2 a 4/05
Soure: 6 a 8/05
Salvaterra: 10 a 12/05

CARNABOAVISTA (01)

O Bloco "Tô na Onda" da querida Zalma Sena, alegrou o carnaval na Veneza do Marajó
Veja as fotos aqui:

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MELGAÇO NOVAMENTE DE LUTO

O ex-prefeito de Melgaço, Zequinha Viegas, faleceu hoje. Zequinha foi eleito pela 1ª vez em 2000 com apenas 37 anos e reeleito em 2004. A cidade está de luto com a perda de seu filho querido.
A cidade também ficou muito consternada com o acidente do barco "Comandante H. Leão", que naufragou em 2004 no Rio Cocoajó, perto do município . O acidente aconteceu em um estreito após a embarcação colidir com um tronco de árvore.
Uma das vítimas fatais, o estudante José Maria Rodrigues Viegas, que na época tinha 9 anos, era filho do ex-prefeito, José Maria Rodrigues Viegas (2001/2008), o Zequinha Viegas, do PSDB. A babá Dulcinéia Soares Guimarães, 40 anos, que tomava conta do menino, também morreu no acidente.
O Blog deseja conforto à familia...

RAPIDINHAS..

*** No inicio de março a AMAM - Associação dos Municipios do Arquipélago do Marajó, vai reunir seus fiiados para tratar da questão da regularização fundiária na ilha. Segundo o RD de hoje (21), Pedro Barbosa,Prefeito de Portel e presidente da entidade, esteve em Brasilia semana passada para tratar do assunto..

*** Segundo também o RD (Repórter Diário) , o Dr. Miro Pereira que já comandava a secretaria de planejamento da prefeitura de Marituba, agora assumiu também a secretaria de educação. Dr. Miro é apontado como provável candidato do PMDB pra suceder o pref. Pedro Barbosa em Portel.

*** E Portel realmente vai ter uma eleição agitada. O combativo blogueiro, Ronaldo de Deus,, do blog Educadores de Portel, vem recebendo retaliações pela sua postura em favor de uma melhor qualidade de ensino e de melhores condições de trabalho na educação em Portel. O blog Marajó Noticias se solidariza com esta luta

*** O carnaval no Marajó foi bem animado. Em Muaná, quem animou por lá foi a bateria do Rancho e bandas regionais. Breves e Soure também tiveram muitos visitantes..

*** O blog resolveu não mais aceitar comentários em seus posts, pois, mesmo após de proibirmos comentários anônimos, os defensores do caos instalado em SSBV criaram perfis "fakes" (falsos na linguagem da internet) para continuar comentando com sarcasmo e com acusações por diversas vezes já explicadas por aqui. Quem quiser comentar algum post é só enviar para: paracauari@ig.com.br
Pedimos a compreensão de nossos leitores..

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...