terça-feira, 19 de junho de 2012

GURUPAENSE RECEBE PRÊMIO DE TECNOLOGIA SOCIAL

Pelo projeto Manejo Comunitário de Camarão de Água Doce, a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas – ATAIC venceu o Prêmio FINEP Inovação de 2011 na categoria Tecnologia Social. A representante da associação, Josineide Malheiros recebeu o troféu das mãos da presidente Dilma. “Para mim como mulher, amazônica, comunitária e nortista, receber o prêmio e ter contato com a presidenta Dilma significou que temos que acreditar sempre, e buscar o que queremos, mostrando que é possível fazer a diferença.", conta.
No caso da Ilha das Cinzas, região onde nasceu Josi, as mudanças sociais começaram a ocorrer com o diagnóstico do local feito pela Federação de Órgãos para Assistência Social – FASE, em 1997. A partir daí, técnicos da FASE começaram a capacitar a comunidade para se organizar, principalmente os jovens. Dentre eles se destacaram Josi e seu irmão, Almir. “Nos dispusemos a sair da ilha para nos capacitarmos e para ir a eventos em outros lugares”, conta a gestora. Com a colaboração dos técnicos da FASE, a ATAIC foi criada em 2000, na Ilha das Cinzas, Município de Gurupá, região do Marajó no estado do Pará. Josineide foi a primeira secretária da associação e Almir, o tesoureiro.

Como foi desenvolvido o manejo de camarão 

Dentro do ATAIC foi criado o grupo de mulheres da Ilha das Cinzas que se juntaram para construir matapis – armadilhas para capturar camarão. "A atividade começou para as mulheres terem representatividade e buscarem uma forma de ajudar a comunidade”, conta.
Além do prêmio FINEP, o projeto de manejo de camarão ganhou o prêmio promovido pela Fundação Banco do Brasil, pela Região Norte na categoria Meio Ambiente, em 2005. “Esse prêmio deu reconhecimento pra gente. Vimos que o que estávamos fazendo não era em vão, que alguém acreditava em nosso potencial”, afirma Josi. Depois disso, o manejo de camarão se tornou um pretexto para promover outras melhorias na comunidade e fora dela. “Isso nos encorajou a levar os projetos de melhoria da pesca e organização de outras comunidades no município de Gurupá”, conta a gestora.

Continue lendo AQUI

2 comentários:

  1. Gostei de saber da história de luta e dos êxitos da Josineide Malheiros; gostaria de encontrar maior número de imagens do trabalho desenvolvido na Ilha das Cinzas.


    Fiquei bem curiosa, Flávio, para entender mais sobre o manejo do camarão e as prósperas consequências na região de Gurupá. Será que consegue detalhar?


    Grande abraço; parabéns pelo destaque ao feito da gestora. A divulgação ajuda a mostrar as diferenças entre o imobilismo local e a atitude com vistas aos benefícios coletivos. Tim-tim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queriada Dora
      Existe uma matéria do Le Monde (França)...Vou procurar e compartilhar..
      Abraço e volte sempre

      Excluir

GURUPÁ: PSD, PP E MDB UNIDOS

  O município de Gurupá, às margens do rio Amazonas, recebeu na ultima quinta-feira (04), um grande evento para celebrar a filiação da vice-...